Estresse causado pelo final do ano pode prejudicar a aparência dos cabelos

Estresse causado pelo final do ano pode prejudicar a aparência dos cabelos

Atualizado: Terça-feira, 1 Dezembro de 2009 as 12

Ao mesmo tempo em que traz à tona o sentimento relaxante das férias, o fim do ano pode ser bastante turbulento, pois muita gente aproveita a época para colocar tudo em ordem, seja no campo profissional ou pessoal.

Além disso, a correria do dia a dia aumenta e falta tempo para cuidar da beleza, da saúde e, consequentemente, da alimentação.

A verdade é que as pessoas fazem tudo isso para poderem aproveitar mais o tempo livre, mas se você parar para pensar, essa mudança na rotina causada pelo final do ano pode acabar prejudicando suas férias.

Isso porque o cansaço deixa a resistência do organismo debilitada e piora o aspecto da sua aparência, principalmente dos seus cabelos.

Portanto, quando o nível de estresse atinge certo grau que acaba refletindo negativamente nas suas madeixas, de nada adianta gastar seu salário com máscaras e xampus hidratantes. Muito menos em tratamentos no salão. Para acabar com o problema desde a raiz, você precisa se acalmar e não descuidar da alimentação - que, pode acreditar, é a base de toda a beleza.

De acordo com o livro The Complete Book of Hairstyling, do autor Charles Worthington (editora Carlton Books), o estresse prejudica a distribuição de vitaminas e minerais do organismo e os primeiros a serem ignorados nessa distribuição são os cabelos e as unhas.

Desse modo, é absolutamente essencial repor as vitaminas e os minerais perdidos, internamente e externamente. Com a ajuda de um bom xampu para o seu tipo de fio, com nutrientes e sem sal, massageie o couro cabeludo suavemente para ativar a circulação sanguinea. Clique aqui para saber como fazer.

Além disso, procure beber ao menos oito copos de água por dia e evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Coma mais alimentos verdes, como vegetais e legumes, pois eles possuem um alto teor de ferro, que encoraja o fortalecimento e crescimento dos fios. O óleo de peixe também é excelente para incentivar o a hidratação natural dos cabelos, dando flexibilidade a eles.

Os óleos essenciais também são boas pedidas, pois além de promoverem o bem-estar, e podem beneficiar o couro cabeludo quando algumas gotas são diluídas em óleo vegetal ou água morna. Clique aqui para ver receitas caseiras com óleos essenciais.

Mas não é só isso. O livro ainda comenta sobre a discussão que há hoje em dia sobre a real necessidade de se tomar suplementos vitamínicos para potencializar a saúde, o brilho, a força e a aparência dos fios em geral. Muitos médicos nutricionistas acreditam que uma dieta balanceada, contendo muitos vegetais e frutas, é capaz de fornecer todos os nutrientes que o corpo necessita para funcionar eficientemente.

No entanto, o estilo de vida que muitos levam - frequente pressão no trabalho e em casa, exposição aos agressores do meio ambiente, como poluição e raios UVA e UVB, e a ingestão de cafeína, nicotina comidas gordurosas e com conservantes prejudiciais e álcool - pode esgotar a reserva dos nutrientes essenciais para a saúde e beleza do corpo em geral.

A princípio, se você se encaixa nesse perfil e possui um estilo de vida cujo estresse faz parte, vale a pena consultar um médico especialista, que pode ser um endocrinologista ou nutrólogo, para que ele faça uma avaliação e descubra o que seu corpo precisa e por que sua aparência física está esgotada.

Por: Nadia Heisler

veja também