Estrias podem ser evitadas com hidratação constante

Estrias podem ser evitadas com hidratação constante

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Meninas e também meninos em fase de crescimento devem procurar se proteger das linhas brancas que se espalham pela pele

Estrias atróficas são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais e nutricionais (com circulação deficiente).

É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e gravidez.

De acordo com o Dr. Paulo Freire, dermatologista e médico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o problema pode atingir os dois sexos, porém é mais frequente no sexo feminino, sendo uma das principais queixas estéticas entre as mulheres.

"A ruptura das fibras forma lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdômen (gravidez), mamas e dorso do tronco (homens)", esclarece o médico. "Eu já trato de estrias em homens, geralmente jovens que praticam esportes ou fazem musculação", complementa.

Inicialmente, as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada (pelo menos um ano após início). Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

O surgimento das estrias depende, em grande parte, de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.

De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos quatro copos grandes de água por dia (1 litro) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.

Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Os rapazes que praticam musculação não devem tomar substâncias para aumentarem a massa muscular, pois além dos malefícios destes artifícios para o organismo como um todo, o aumento abrupto do volume muscular causa o aparecimento de dezenas de estrias na pele.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições