Evite estrias e flacidez pós gravidez

Evite estrias e flacidez pós gravidez

Atualizado: Segunda-feira, 25 Julho de 2011 as 10:14

Recuperar a boa forma física é uma das principais preocupações da grávida depois da tão esperada chegada do bebê. Mas eliminar os quilinhos extras ganhos durante os meses de gestação ou amenizar os seus efeitos pode ser mais fácil para quem teve pequenos cuidados e evitou alguns excessos. Controlar o ganho de peso através da alimentação adequada é a principal preocupação que a mulher deve ter durante a gravidez, evitando a desculpa de que precisa "comer por dois". "No entanto, o uso de cremes anticelulite ou para prevenir o surgimento de estrias, com a devida autorização do médico que está acompanhando a gravidez, também pode fazer a diferença para muitas mulheres", diz a fisioterapeuta Ingrid Peres, da rede de clínicas de estética Onodera.

A funcionalidade do creme escolhido depende muito das substâncias que o compõem. Segundo a especialista, para combater a celulite devem ser usados cremes que contêm lipossomas de carnitina, lipossomas de cafeína, extrato de algas marinhas e extrato de centella asiática. Esses compostos ajudam a ativar a circulação, a quebrar as moléculas de gordura e dar à pele um efeito tensor. "Para potencializar os efeitos do produto, faça uma massagem vigorosa na região afetada, com movimentos circulares e com pressão mediana, como se estivesse amassando uma massa de pão", indica a fisioterapeuta. Ela explica que essas manobras, somadas à ação dos princípios ativos, levam mais oxigênio e nutrientes para o tecido, amenizando ou inibindo a formação das celulites.

Para a flacidez muscular e da pele já é possível a mulher se submeter a alguns tratamentos, respeitado o período de resguardo (de seis a oito semanas).O aparelho Phydias tem justamente a função de tonificar e enrijecer a musculatura. "É um equipamento de eletroestimulação computadorizada que trabalha vários grupos musculares através de contrações potentes", explica Ingrid Peres. Dependendo do estado muscular da paciente, pode-se incluir peso na hora do movimento, para potencializar a ação e alcançar resultados mais efetivos. A partir da quinta sessão, os resultados já podem ser notados, mas é importante realizar, no mínimo, de duas a três sessões por semana.

As estrias também estão entre as grandes vilãs das mulheres que acabaram de dar à luz. Um aparelho de última geração importado de Israel - o Harmony XL - atua contra as estrias brancas (antigas) ou avermelhadas (recentes), atingindo as camadas mais profundas de pele sem provocar danos à superfície. "O equipamento reúne luz pulsada, laser tradicional e o laser Erbium fracionado. É um método seguro, que permite a mulher retomar suas atividades imediatamente", garante o médico Abdo Salomão Jr., dermatologista da rede Onodera. Mas, segundo o especialista, ainda não existe um tratamento 100% eficaz.e as estrias brancas são mais difíceis de tratar. "O ideal é que a região afetada seja tratada quando ainda está avermelhada, por ser recente. Os resultados são bem melhores". O médico também explica que só pode ser feita uma sessão por mês com o Harmony e lembra que o aparelho é contra-indicado para mulheres que ainda estão grávidas.

Antes de serem submetidas a qualquer tratamentoé importante que as pacientes passem por consulta médica e nutricional. Os resultados de cada tratamento dependem também das condições físicas e das reações de cada cliente.

veja também