Evite pele ressecada no inverno

Evite pele ressecada no inverno

Atualizado: Quinta-feira, 18 Março de 2010 as 12

O inverno já se aproxima e é nos dias mais frios do ano que a nossa pele costuma ficar mais ressecada e rachada. Isso por conta do clima gelado, seco e a baixa umidade do ar que causam desidratação da camada córnea pela perda de água da epiderme para o meio ambiente. Mas calma, agora é a hora de preparar sua pele para evitar que ela fique seca e descamada.

Uma solução apontada pelo dermatologista Jardis Volpi é recorrer às clínicas e investir no hidratante injetável, que só pode ser aplicado por médicos e é indicado para o rosto, pescoço, colo e mãos. "É um gel à base de ácido hialurônico e glicerol, que é injetado na derme através de uma agulha de 4 mm", explica o especialista, que completa que o tratamento proporciona hidratação da pele de dentro para fora, além de atenuar rugas e marcas finas de expressão. O indicado é fazer três sessões, uma por mês. Portanto, você pode começar a fazer agora e ficar com a pele bem hidratada no inverno.

Algumas dicas mais simples também podem ajudar a minimizar o problema. A dermatologista Érica Monteiro recomenda que as pessoas evitem banhos quentes e prolongados, porque facilitam o ressecamento da pele. Além disso, devem dar preferência aos sabonetes com hidratação na formulação, que além de limpar a sujeira, tem ação hidratante. "Nessa época, é importante que as pessoas estejam atentas ao tipo de produto para limpeza do rosto e do corpo. Ele deve ter menor ação detergente e ter pH semelhante ao da pele (pH=5,5), que não retira a gordura que a protege do ressecamento", diz.

Diquinha rápida: em casa mesmo, você pode passar óleo de amêndoas doces logo após o banho, ainda no chuveiro. Isso evita que a pele fique com aquele aspecto seco e rachado.

por Tamirys Collis

veja também