Evite que a cor dos cabelos desbote no verão

Evite que a cor dos cabelos desbote no verão

Atualizado: Sexta-feira, 27 Novembro de 2009 as 12

Muitas mulheres ficam com medo de que seus cabelos fiquem com a coloração alterada no verão por causa do sol e também de outros fatores, como a maresia e o cloro da piscina, por exemplo. Além disso, há certos tipos de cor que desbotam com mais facilidade. Mas de qualquer maneira, existem pequenos cuidados que podem ser tomados por todas.

De acordo com o especialista Sérgio Marucci, gerente técnico da Mediterrani Professional, os cosméticos de baixa qualidade e o ar condicionado também são fatores prejudiciais e podem ser prevenidos com a utilização diária de produtos específicos para cabelos coloridos.

- É importante usar xampu, condicionador e leave-in indicados por um profissional.

Para deixar a cor dos fios bonita por mais tempo, o especialista recomenda procurar na embalagem dos produtos por fórmulas que contenham ingredientes antioxidantes, proteínas e silicones, pois formam uma película protetora no cabelo.

Os cabelos que passaram por um processo de clareamento muito intenso também tendem a desbotar mais rápido.

- Nesse caso, os cabelos devem passar por tratamentos de hidratação e reconstrução no salão de beleza. A mulher deve dar continuidade aos cuidados em casa, utilizando-se dos produtos de manutenção indicados pelo cabeleireiro. Depois de um determinado número de aplicações dos tratamentos e da manutenção, os cabelos clareados tendem a reter melhor futuras aplicações de novas nuances de cores.

Mas o cabeleireiro também pode ser responsável pelo rápido desbotamento da cor, segundo Marucci.

- Existem técnicas ou algumas falhas no processo de aplicação dos produtos que podem causar problemas na durabilidade e de resultado das cores. Um exemplo comum é ultrapassar o tempo indicado para pausa das colorações clareadoras, ou usar água oxigenada de volumagens altas e desnecessárias, o que pode provocar ressecamento e grande porosidade nos fios.

Cuidado com a cor vermelha

Segundo Marucci, as moléculas dos pigmentos vermelhos, presentes nos tons quentes, como a variação de ruivos, têm tamanhos diferenciados e isso provocam desbotamento precipitado. - É interessante que se certifique que o pH de todos os produtos de manutenção seja o mais ácido e balanceado possível, pois esta é uma maneira de diminuir a porosidade dos fios, fechar as cutículas e manter os pigmentos por mais tempo.

Apesar disso, deve-se dizer que os tons quentes são mais indicados para o inverno, justamente por causa do desbotamento fácil. O cabeleireiro John Miyata, especialista em cortes e coloração pela Redken, sugere que as mulheres optem por esses tons depois que o verão passar.

- Março é um bom mês para começar a deixar os fios com uma cor mais quente. Desse modo, a mulher pode curtir o verão numa boa sem se preocupar com o desbotamento dos fios. Mas, em todos os casos, a utilização de um leave-in que proteja as madeixas contra os raios UVA e UVB é imprescindível.

veja também