Exercícios que deixam a barriga definida para o Verão

Exercícios que deixam a barriga definida para o Verão

Atualizado: Terça-feira, 4 Outubro de 2011 as 11:38

Temperatura subindo e verão chegando, isso quer dizer que está na hora de correr atrás do prejuízo e tentar conquistar a boa forma. Ainda dá tempo de ficar com a barriga sarada. Por isso, nós vamos ensinar quais são os exercícios mais eficazes para deixar seu abdômen definido. O melhor é que eles podem ser feitos em casa. Confira o passo a passo.

Para começar, é importante esclarecer que não existe milagre e que só os exercícios abdominais não são capazes de secar as gordurinhas da barriga. Eles podem definir a  musculatura, mas não vão eliminar as gorduras. Por isso, é importante combinar boa alimentação, exercícios aeróbicos e abdominais.

Segundo Alessandra Dianin, personal trainer da academia Bio Ritmo, o ideal é fazer atividades aeróbicas, como corrida, caminhada e pedalada, durante 30 minutos, três vezes por semana e combiná-las com os exercícios abdominais, que devem ser feitos de duas a três vezes por semana, em dias alternados.

Confira os exercícios abdominais que mais funcionam para deixar a barriga sarada:

Prancha abdominal: Passo 1 - comece o exercício com o tronco paralelo ao chão, com antebraço e pontas dos pés apoiados no chão e costas alinhadas. Atenção: cuidado para não elevar os glúteos. O corpo deve ficar paralelo e alinhado ao chão; Passo 2 - contraia o abdômen e mantenha a respiração controlada; Passo 3 - permaneça nessa posição inicialmente por 20 segundos e depois que se acostumar com o exercício, aumente o tempo de permanência.

Prancha lateral: Passo 1 - comece o exercício deitada de lado e deixe uma perna estendida sobre a outra; Passo 2- apóie o antebraço direito e o pé direito no chão; Passo 3 - eleve os quadris e mantenha o corpo alinhado. Segure nessa posição por 20 segundos; Passo 4 - Repita o mesmo movimento com o lado esquerdo do corpo.

Abodominal infra: Passo 1 - deite no chão com a lombar e o quadril bem apoiados; Passo 2 - suba as duas pernas levemente flexionadas; Passo 3 - contraia o abdômen, desça uma das pernas até onde sua flexibilidade permitir e suba novamente; Passo 4 - faça o mesmo movimento com a outra perna. O ideal é fazer entre 10 e 20 repetições e colocar caneleira de 1 ou 2 quilos quando já tiver mais acostumada com o exercício.

O ideal, de acordo com Alessandra, é que os iniciantes façam os exercícios de prancha com um tempo de permanência de 20 segundos e depois que já estiverem acostumados com o movimento aumentem este tempo. Já o exercício de infra deve ser feito sem peso no início e depois que a pessoa estiver mais habituada ao movimento, deve acrescentar caneleiras de 1 ou 2 quilos nas pernas.

veja também