Fabricante diz que chocolate especial evita rugas

Fabricante diz que chocolate especial evita rugas

Atualizado: Quinta-feira, 20 Maio de 2010 as 4:30

A fabricante de chocolates Barry Callebaut diz ter criado uma barra de chocolate que ajuda a população a combater as rugas e retardar o processo de envelhecimento, marcando sua entrada no mercado de alimentos industrializados que tentam vender uma imagem saudável.

Segundo a empresa, comer todos os dias 20 gramas de um chocolate especial, com uma dose-extra de flavonoides (substâncias antioxidantes que ajudam a manter a saúde) pode fazer com que pele fique mais lisa e brilhante porque melhora os níveis de elasticidade e hidratação.

A empresa diz que criou um método que preserva melhor os flavonoides dos grãos de cacau durante o processo de fabricação do chocolate, o que gera uma barra que é mais rica nesses compostos, diz Hans Vriens, chefe do departamento de inovação da companhia.

- Chocolate e saúde não parecem andar juntos, mas unir as duas coisas é uma proposta interessante. É ótimo poder comer algo de que gosto e ainda melhorar minha saúde. Chocolate em geral é a última coisa em que você pensa quando pensa em alimentação saudável.

Apesar disso, certos especialistas ainda têm dúvidas sobre o efeito positivo dos flavonoides sobre a pele. Richard Hurrell, professor de nutrição humana no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, é um deles.

- Há muitas evidências de que os flavonoides do cacau têm um efeito positivo sobre a pressão sanguínea: eles podem ter um efeito positivo em pessoas com doenças cardiovasculares. Os possíveis efeitos positivos sobre a pele e o sistema cognitivo são bem menos comprovados. Há evidências, mas muito menos consistentes.

veja também