Faça seus cabelos brilharem na próxima estação

Faça seus cabelos brilharem na próxima estação

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

Seus cabelos estão opacos e sem vida? Pois saiba que deixar os cabelos cheios de brilho é mais fácil do que se imagina. O brilho dos fios nada mais é do que a reflexão da luz que incide sobre eles. O único problema é que diversos fatores podem boicotar a reflexão.

"Costumo dizer que cabelo saudável é cabelo com brilho porque, quanto mais íntegros os fios, mais eles brilham", afirma o colorista Juha Antero. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin sujeira, idade e resíduos de produtos levam à perda de brilho, assim como danos químicos, como excesso de tinturas, escovas progressivas com produtos inadequados e uso freqüente do secador.

Por isso, você já sabe. O primeiro passo para cabelos brilhantes é manter a saúde dos fios. "Proteja diariamente a cutícula dos fios com produtos com substâncias hidratantes, filtros solares e derivados de silicone", ensina Valcinir Bedin. Mas não exagere na dose porque o excesso de produtos também pode tirar o brilho.

A hora do banho também contribui. "Invista em produtos específicos para o seu tipo de cabelo, natural ou não. Outra opção é escolher versões de shampoos e condicionadores que possuem substâncias que ajudam a recuperar e aumentar o brilho dos fios. E lembre-se de retirar bem o shampoo e o condicionador", adverte Juha.

Shampoos de limpeza profunda também ajudam a deixar os fios mais brilhantes porque retiram os acúmulos de produtos e sujeira. "Uma vez por semana ou a cada 15 dias, lave os cabelos com um bom shampoo anti-resíduos. Como este tipo de produto deixa as cutículas abertas, faça, em seguida, uma hidratação nos cabelos com uma boa máscara. Isso contribui tanto para a saúde dos fios quanto para o brilho", ressalta o colorista.

Ainda no banho, duas dicas de ouro de Juha Antero: o último enxágüe frio e a ducha de água de coco. "A água fria fecha as cutículas dos fios, deixando-os com a superfície mais regular e, conseqüentemente, refletindo mais luz. Já a água de coco, por suas propriedades isotônicas, hidrata os fios de cabelo, deixando-os mais macios e com muito mais brilho", ensina o especialista.

Se você é adepta do secador, saiba que a escova é uma boa arma para os fios mais brilhantes, desde que seja feita da maneira certa. "Para deixar o cabelo com brilho, a escova deve alinhar as cutículas dos fios. Isso acontece quando secamos passando a escova de cabelos no sentido da raiz para as pontas. Manter o secador distante pelo menos 10 cm dos fios também ajuda a dar brilho, mais em longo prazo, porque evita o ressecamento excessivo", explica Juha Antero.

Até mesmo a alimentação contribui para o brilho dos fios. "A falta de brilho pode ser resultado de uma carência de vitaminas no organismo, por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, com bastante ingestão de água", finaliza o dermatologista Valcinir Bedin.

veja também