Faça sua cabeleira brilhar

Faça sua cabeleira brilhar

Atualizado: Terça-feira, 19 Janeiro de 2010 as 12

Algumas mulheres preferem usar cabelos curtos e lisos, outras compridos e cacheados, algumas optam por cortes modernos enquanto outras escolhem os mais clássicos. Mas não importa qual o seu gosto ou o seu tipo de cabelo, existe uma característica que todas, sem exceção almejamos: o brilho intenso! Dois renomados profissionais dão dicas preciosas de como obter o efeito brilhante e deixar seu cabelo como você sempre quis.

Quando vemos uma propaganda de xampu ou um anúncio de revista, algo que nos chama a atenção é o brilho no cabelo das modelos. Toda aquela luz passa a imagem de uma mulher glamourosa, poderosa e muito sensual. Não é à toa que os anunciantes abusam de artifícios como Photoshop (programa de computador que faz o tratamento de imagens) e de iluminação em estúdio.

Mas mesmo sabendo de todos os truques usados para que o cabelo da mocinha da foto pareça mais brilhante do que realmente é, quando nos deparamos com madeixas assim, somos tomadas pela admiração e depois pela comparação, que às vezes vem acompanhada por uma sensação de que podemos fazer alguma coisa a mais para que nossa cabeleira ganhe um pouco de vida e luminosidade também.

Quase sempre, esse poder de melhorar o aspecto dos fios está ao nosso alcance. Os profissionais garantem que a opacidade dos fios é associada, na maioria dos casos, à falta de cuidado, ou seja, se o seu cabelo está bem tratado ele tende a brilhar.

Por que o cabelo perde o brilho?

Antes de saber o que devemos fazer para recuperar o brilho, é preciso saber como foi que ele se perdeu. Geralmente, a grande responsável pela falta de brilho dos fios é a cutícula capilar, ou seja, a camada mais externa do fio. "A cutícula é formada por várias camadas, assim como uma escama de peixe e quanto mais danificado o fio, mais abertas ficam as escamas, causando a perda de brilho", explica o hairstylist Alison Alvarez, do salão Franck Provost (SP).

O brilho acontece quando a luz reflete em uma superfície lisa, portanto se as cutículas estão abertas, o fio não consegue refletir luz. E não é só isso, cutículas abertas também significam que o fio não consegue reter água e proteínas necessárias para a saúde e brilho do cabelo. Agora você deve estar se perguntando: "o que faz as cutículas se abrirem?" A resposta é simples - exposição ao sol, poluição, vento, secadores, tintura ou qualquer outro processo químico.

Na verdade, como explica a cabeleireira Rô Benvive, do salão EV (SP), as pessoas passam por processos químicos e tinturas e esquecem da manutenção, que é fundamental nesses casos, como hidratações frequentes, cortes, e vão deixando o cabelo sem cuidado até o dia em que percebem que o cabelo não brilha mais.

Tingidos podem ser luminosos?

Independentemente da cor, os tingidos sofrem agressões químicas que abrem as cutículas e resultam em cabelos opacos. Manter a luminosidade vai exigir mais do que nos fios naturais. São necessárias hidratações periódicas e mais potentes, além de retoques na cor com tonalizantes de brilho. Use também produtos específicos para cabelos tingidos que vão evitar que a cor desbote rapidamente e o brilho vá embora com ela.

Vinagre aumenta o brilho da cabelo?

Muita gente ainda usa o artifício das nossas avós e garante conseguir bons resultados. Porém o que acontece é que o vinagre, por ser ácido, funciona mais ou menos como um xampu antirresíduos, ele limpa os fios profundamente, retirando a oleosidade e por isso tende a aumentar o brilho. Mas quem tem cabelos secos ou que estejam danificados, pode piorar a situação com o uso do vinagre. Vale fazer a experiência, mas é bom saber que o aroma não é tão fácil de sair dos fios!

Spray de brilho funciona mesmo?

Sim! E são uma ótima opção de leave-in porque ajudam a proteger os fios das agressões do sol e dos secadores. Só não vale pensar que seu cabelo vai passar por uma transformação total após algumas borrifadas do produto. Ele acentua o brilho, mas é muito sutil com aspecto bem natural. Para usar corretamente basta borrifar levemente os cabelos secos a uma distância de 15 cm. Passe os dedos pelos fios para espalhar bem o produto. Jamais borrife o spray próximo à raiz!

Como deixar os fios brilhantes em casa e sem precisar gastar muito dinheiro?

A resposta desta pergunta vai depender do estado em que o cabelo se encontra. Para Alison Alvarez, os cabelos podem estar apenas desidratados ou realmente danificados. No primeiro caso uma máscara profissional, que pode ser aplicada em casa mesmo, já é suficiente para repor a umidade e recuperar o brilho com um investimento baixo que não passa dos R$ 100. Já para o segundo caso, o grau de complicação aumenta um pouco.

Uma máscara ou hidratação caseira não é suficiente e não vai ter efeito algum. Aí sim é preciso ajuda profissional e o tratamento mais indicado é uma reconstrução capilar ou cauterização. "É preciso fazer alguma coisa para selar as cutículas", afirma Alison. Ele também diz que nesses casos apenas uma sessão de tratamento não é suficiente para recuperar o brilho, portanto o tratamento fica mais caro já que são recomendadas sessões quinzenais ou até semanais, que custam em média R$ 150.

Para a cabeleireira Rô Benvive, o jeito de não gastar muito na recuperação do brilho é prevenir, e para isso máscaras naturais e caseiras são bem eficientes. Ela recomenda uma máscara hidratante de abacate para você fazer sozinha

Máscara hidratante de abacate

Bata meio abacate e 250 ml de iogurte no liquidificador. Lave o cabelo com xampu e depois aplique a máscara em todo o cabelo. Deixe agir por 40 minutos e enxágue. Ela vai ajudar a manter as cutículas seladas.

Por Priscila Jacob

veja também