Fatores que influenciam o surgimento dos cabelos brancos

Fatores que influenciam o surgimento dos cabelos brancos

Atualizado: Sexta-feira, 8 Fevereiro de 2008 as 12

Por Myrian Rosário

 

Você já deve ter ouvido um ditado popular que diz que "negro quando pinta tem mais de 130", numa alusão ao surgimento tardio dos cabelos brancos nas pessoas de pele escura. Embora exagerado, o ditado tem seu fundo de verdade. "A idade em que os cabelos brancos aparecem dependerá fundamentalmente da herança genética e raça", declara Ivete Carvalho. "Alguns autores consideram como média para o aparecimento dos cabelos brancos a idade de 35 anos para os caucasianos e 42 anos para os negros".

Mesmo sendo um sinal natural da maturidade, os cabelos brancos podem surgir em qualquer fase da vida. "Ficar ou não grisalho ainda jovem é uma questão de hereditariedade", explica a engenheira química da Kert. Mas, o folículo que envolve a raiz do cabelo pode sofrer alterações funcionais que levam o cabelo a tornar-se acinzentado ou mesmo branco antes do tempo. Estas alterações podem ser ocasionadas por patologias como o albinismo e o vitiligo, entre outras. "Existe até uma doença de origem genética, denominada piebaldismo, que é responsável pelo surgimento de mechas de cabelo branco na região frontal da cabeça em crianças".

No terreno dos mitos e verdades, encontramos respaldo científico para a afirmação de que quem se preocupa muito envelhece mais rapidamente. Pesquisas comprovam que o stress pode acelerar a maturidade do folículo e promover o aparecimento de fios brancos. Já quem prefere se livrar deles arrancando-os da cabeça, não tem com o que se preocupar. A crença de que arrancar os fios brancos faz nascer mais cabelos brancos não passa de mito.

veja também