Festas de formatura - dicas de penteados

Festas de formatura - dicas de penteados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Como se não bastasse passar horas, dias, meses à procura de um vestido de formatura perfeito, as formandas também podem empacar na hora de escolherem um penteado, ainda mais quando o intuito é fugir dos clássicos. Você pode pegar boas ideias das passarelas, principalmente da última edição da São Paulo Fashion Week, como mostra a galeria logo abaixo.

"A questão principal para acertar é utilizar o bom senso. Se a intenção for a de usar cabelo solto ou semipreso, de nada adiantará escolher um vestido com detalhes no colo ou nas costas, pois o cabelo irá cobrir este diferencial, apagando-o. O mesmo vale para os acessórios", ilustra Bruno Galdino, profissional do JJ Cabeleireiros.

"Um belíssimo brinco pede orelhas descobertas, para que possa aparecer. O ideal é pensar em tudo, aliando a escolha do vestido e dos acessórios ao tipo de penteado que fica melhor para o seu estilo e para a ocasião, principalmente".

Outra dica que o profissional dá é ter uma conversa franca com quem fará o penteado, deixando claro seu estilo pessoal. "Se você não gosta de suas orelhas, explique isso a ele, que certamente descartará o cabelo preso. Deixar seu estilo claro e definido evita surpresas, facilita o trabalho do profissional e aumenta as chances de arrasar no visual".

Bruno conta que, ao decidir que penteado usar em sua formatura, o ideal é prestar atenção em seu formato de rosto, já que, hoje em dia, é mais fácil alisar, cachear ou ondular qualquer tipo de cabelo.

Aliás, as cacheadas que optarem por algum penteado preso podem se preparar para enfrentar a escova. "A necessidade de escovar os cabelos antes da elaboração de um penteado se deve ao fato dos cabelos lisos deixarem o penteado mais ‘limpo’, ou seja, com os fios alinhados na mesma direção", explica o cabeleireiro.

"Um acessório sempre cai muito bem com os cabelos crespos soltos, pois valoriza ainda mais essa opção. O importante é deixar os cachos bem definidos, com produtos específicos para este tipo de cabelo. Desta forma, ficará evidente que o cabelo é tratado e bem cuidado", completa.

Segundo Bruno, hoje em dia os cabelos soltos são mais tolerados. "Porém, é sempre bom lembrar que fios muito ‘ao natural’ podem passar uma idéia de desleixo. Então, em cerimônias formais, como é o caso de uma formatura, um preso ou um semipreso, com detalhes, seria mais adequado", alerta.

Confira as dicas do cabeleireiro Bruno Galdino para cada tipo de rosto:

Redondos: devem evitar cabelos muito armados, pois deixam o rosto mais cheio. O ideal neste caso é puxar as laterais para trás, afinando o rosto e deixando os detalhes que farão a diferença na parte de trás da cabeça.

Quadrados: com ossos angulosos, são reconhecidos como ótimas oportunidades para abusar do volume e ou cachos modelados, pois proporcionam um visual sexy, sem perder a elegância. É um formato de rosto que permite mais liberdade para o cabeleireiro criar.

Triangulares: demandam a necessidade de um pouco de cabelo solto nas laterais, para disfarçar o queixo. Atrás da cabeça, o profissional poderá criar à vontade.

Ovais: esse tipo é o formato perfeito. O profissional poderá criar o que desejar, pois ele permite e fica bem com tudo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições