Fique com os cabelos lisos sem segredos

Fique com os cabelos lisos sem segredos

Atualizado: Terça-feira, 13 Dezembro de 2011 as 11:45

Está pensando em alisar o cabelo, mas ainda tem suas dúvidas sobre como a progressiva age de fato no fio? Antes de tomar a decisão definitiva, confira o que os especialistas respondem a respeito das questões mais comuns sobre a técnica.

A escova progressiva provoca caspa?  “A progressiva não é responsável diretamente pelo surgimento de caspa”, responde a dermatologista Denise Steiner. 

A escova progressiva pode causar irritação no couro cabeludo? O uso do produto pode, sim, causar irritação no couro de algumas pessoas, causando descamação, vermelhidão e coceira. “Para piorar, pode diminuir a resistência da pessoa, levando a um processo inflamatório”, completa a doutora Denise, que faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Depois de submeter os cabelos à escova progressiva é preciso ficar três dias sem lavar e prender os fios? Segundo o cosmetólogo Charles Martins, esta crença não passa de mito. “Pode-se lavar o cabelo logo após o tratamento ou quando a cliente assim o desejar”, diz.

Toda escova progressiva causa danos ao cabelo?  “Não é verdade. Como técnico entendo que escovas progressivas não causam danos aos cabelos. Somente relaxamento quando mal aplicado pode quebrar ou danificar os fios. Porém, a afirmação é válida se o cliente que se submete a qualquer tipo de tratamento ou transformação capilar, o fizer fora dos padrões indicados por um profissional”, explica Charles Martins.

Escova progressiva só alisa se tiver formol em sua composição? O cosmetólogo Charles garante que não, por isso, pode acreditar em escovas sem o ingrediente. “Hoje já temos escovas progressivas com ingredientes ativos que são uma forma modificada de ácidos que ocorrem na maioria das plantas e microorganismos. Esses ácidos liberam aldeídos que promovem a quebra das pontes de cistina existentes na fibra capilar proporcionando o efeito liso similar ao formol”, relata.

Há escova progressiva sem efeitos colaterais para os fios? A resposta é não, de acordo com o tricologista Ademir Júnior. Ele explica que os ingredientes do processo quebram as ligações de enxofre que definem a estrutura do fio e ela nunca volta a ser exatamente igual. “Depois da escova progressiva, os cabelos antes muito crespos, por exemplo, não voltam a ganhar esse formato novamente, pois a lesão na estrutura é permanente”, diz.

Existem de fato escovas inteligentes, que fazem menos mal aos fios? Quem pensa que as chamadas escovas inteligentes não passam de estratégia de marketing engana-se. O doutor Ademir diz que, apesar de também enfraquecerem a estrutura do fio, a escova à base de carbocisteína, por exemplo, é menos danosa. “O dano não é irreparável, mas por isso também é menos duradoura”, comenta o médico. 

Grávidas podem fazer progressivas? “Escovas progressivas, alisamentos, relaxamentos e hidratações que contenham formol, independentemente da porcentagem, estão proibidos”, alerta a dermatologista Gisele Barbosa, da Faculdade de Medicina da USP. 

veja também