Fique linda usando 6 ingredientes do Oriente

Fique linda usando 6 ingredientes do Oriente

Atualizado: Segunda-feira, 25 Abril de 2011 as 9:18

1. Óleo descongestionante para os olhos Ingredientes

. 20 g de cera de abelha (emulsificante e hidratante, é encontrada em lojas de produtos naturais)  

. 10 ml de óleo de amêndoas-doces (contém vitamina E, que fortalece os vasos sanguíneos ao redor dos olhos)

. 10 ml de óleo de gérmen de trigo (contém vitamina E) . 1 gota de óleo essencial de gerânio (ativa a circulação em volta dos olhos, diminuindo as olheiras e inchaços)

. 1 gota de óleo essencial de cipreste (contrai os vasos sanguíneos e as veias abaixo dos olhos: é ótimo para amenizar as bolsinhas)

Modo de preparo

Derreta a cera de abelha em banho-maria e misture os demais ingredientes. Guarde em um pote de vidro bem limpo e com tampa. Use sempre à noite, antes de deitar.

Dica

A cera de abelha é encontrada em lojas de produtos naturais ou casas de apicultura."Nunca substitua esse produto pela parafina", alerta a aromaterapeuta Sâmia Maluf, de São Paulo.   2. Demaquilante para os olhos Ingredientes

. 20 g de cera pura de abelha

. 20 ml de óleo vegetal de gérmen de trigo

. 100 ml de água de rosas (à venda em empórios árabes e em alguns supermercados)

Modo de preparo

Derreta a cera de abelhas em banho-maria, retire do fogo e acrescente o óleo de gérmen de trigo. Coloque na batedeira e vá adicionando aos poucos a água de rosas até que a mistura ganhe a consistência de um leite de limpeza. Coloque em um vidro limpo e com tampa e deixe na geladeira.

À noite, antes de dormir, umedeça um algodão no demaquilante e retire a maquiagem dos olhos.

Dica

Se não encontrar água de rosas, faça assim: ferva 2 litros de água, desligue o fogo e adicione 500 g de pétalas de rosas. Tampe e deixe descansar por 20 minutos. Coe, coloque num vidro com tampa e guarde na geladeira. Esse chá acalma e hidrata a pele ressecada& 1ª etapa: esfoliação

Ingredientes

. 1 litro de água

. 20 cravos-da-índia

. 3 colheres (sopa) de argila verde ou branca, vendida em lojas de produtos naturais

. 3 colheres (sopa) de pétalas de rosas secas

. 3 colheres (sopa) de flores de lavanda secas

. 1 colher (café) de noz-moscada

Modo de preparo

Leve a água e os cravos ao fogo. Ferva por 20 minutos. Deixe esfriar, coe e misture a essa infusão os outros ingredientes. Espalhe esse esfoliante no corpo e espere secar. Forre a cama com uma toalha, deite e relaxe. Em seguida, faça uma massagem suave com movimentos circulares dos pés em direção à virilha, no abdômen, nas nádegas, nos braços e nas mãos. Retire o excesso do esfoliante.

2ª etapa: hidratação

Ingredientes

. 3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doces

. 6 gotas de óleo essencial de gerânio (diminui o inchaço e hidrata a pele profundamente)

. 6 gotas de óleo essencial de laranja (ajuda a reduzir os efeitos da TPM e é um ótimo hidratante)

Modo de preparo

Misture os ingredientes. Depois de tirar o esfoliante do corpo, passe o óleo corporal e descanse durante 45 minutos, para que o óleo essencial penetre na pele. Com uma bucha vegetal, repita a massagem. Finalize com um delicioso banho morno.

Atenção:   use apenas óleos essenciais e não as essências sintéticas (que servem só para perfumar). Você pode comprá-los em farmácias de manipulação ou pela internet.

  4. Óleo hidratante para os cílios e sobrancelhas "As mulheres orientais costumam pentear os cílios. Para isso, elas usam óleo vegetal de amêndoas doces, que fortalece os fios e evita o aparecimento de infecções", conta Sâmia Maluf. Para fazer uma hidratação bem caprichada, siga esta receita:

Ingredientes

. 1 colher (café) de óleo vegetal de gérmen de trigo (rico em vitamina E)

. 1 colher (café) de óleo vegetal de amêndoas doces

Modo de preparo

Misture bem os dois óleos e guarde num vidrinho seco e limpo. Lava muito bem a escovinha de rímel e use-a para aplicar o óleo nos cílios e nas sobrancelhas, à noite, depois de retirar a maquiagem.   5. Hidratante para as mãos "Assim como os olhos, as mãos são muito valorizadas no Oriente. Para cuidar bem dessa parte do corpo, faça uma hidratação caprichada uma vez por semana", ensina Sâmia. A receita é fácil:

Ingredientes

. 10 g de cera de abelha

. 2 colheres (sopa) de mel

. 3 colheres (sopa) de água de rosas (à venda em lojas de produtos árabes)  

Modo de preparo

Derreta a cera de abelha em banho-maria. Retire do fogo e jogue sobre a mistura de mel e água de rosas. Envolva as mãos com a mistura e deixe por alguns minutos. Lave em seguida e hidrate com algumas gotas de óleo de amêndoas doces.

veja também