Fique por dentro das tendências de botas

Fique por dentro das tendências de botas

Atualizado: Quarta-feira, 28 Abril de 2010 as 12

As botas marcam presença constante na moda e isso se intensifica muito no inverno. Nessa temporada, algumas tendências que foram apresentadas nas coleções gringas e que já são usadas por celebridades lá fora, também apareceram em desfiles nacionais, na última edição do SPFW. Portanto, fique por dentro das novidades.

As ankle boots não são novidade e já são tendência há algumas temporadas, mas prometem continuar com tudo nesse inverno. Esse tipo de bota é favorável para qualquer mulher e qualquer tipo de corpo, além de ser um sapato que favorece as baixinhas. Sea sua intenção é alongar a silhueta use e abuse da meia calça na cor da ankle. Prefira as ankles na altura dos tornozelos.

Open boots: são as botas, semelhantes as ankles, mas com abertura na parte da frente (estilo peep toe). É um acessório ideal para mulheres com pernas compridas e tornozelos um pouco mais grossos. Esse tipo de bota corta a silhueta e não é a melhor maneira de tentar alongá-la. Portanto, as baixinhas devem evitar;

Estilo Cowboy: todas podem usar e abusar desse modelo que continua nesse inverno, só tome cuidado com a altura do cano. Se for muito baixa, opte por canos na altura do fim da panturrilha, nem mais alta e nem mais baixa. Já as mais altas, podem usaro can o em qualquer altura;

Cano longo: as botas de cano longo são aquelas que chegam no joelho. Podem ser de montaria, ou com uma pegada rock. Esse estilo é favorável a todas e o ideal deste modelo é abaixo da linha dos joelhos. Sempre opte por calças mais justas ao corpo;

Botas de cano médio: essas botas não são apropriadas para mulheres baixinhas, pois elas ficam exatamente em uma parte da perna em que dá impressão de corte na silhueta. Esse estilo de bota não deixa de ser uma ankle, mas é um modelo que é póprio para mulheres altas. As baixinhas devem escolher as ankles na altura dos tornozelos.

Bota oxford: é aquela que tem a aparência de um sapato masculino (oxford), com salto (podendo ser grosso, quadrado, salto fino ou até meia patas). Normalmente o seu recorte acaba na linha dos tornozelos, é ideal para todos os tipos de corpos e pode ser usado tanto por mulheres altas como pelas baixas.

Agora vamos às novidades da temporada. O que entra de novo? As botas estilo folk, foram mostradas por John Galianno no seu último desfile na gringa, já aqui no brasil quem mostrou a tendência foi Alexandre Herchcovitch. Essas botas tem franjas, penduricalhos, bordados e em algumas vezes até rebites. Uma boa notícia é que todas podem ser adeptas, desde que usem a altura do cano favorável a sua altura.

Bota polaina: essa bota está muito em alta e é a cara do inverno, tanto com o cano mais alto quanto mais baixo. Ela vai pegar em qualquer lugar, use e abuse dessa maravilha.

Bota com liga: essa é uma novidade quentissíma para o inverno. Na versão gringa, a tendência foi apresentada por Hussein Chalayan. Já na versão nacional, a marca arezzo apostou na tendência para a nova coleção. Essa bota é ideal para mulheres mais altas, mas no  caso do cano da bota terminar na altura das panturrilhas, as mulheres baixinhas podem usar.

Canos na altura da coxa: as botas que terminam na linha da coxa, são as botas maxi. Esse modelo é ideal para mulheres mais altas e com pernas mais finas. Se você não tem esse tipo de corpo, não invista nelas porque você pode parecer pequena demais.

Coturnos: os coturnos de cano alto já são grandes aliados das celebridades lá fora. Elas são adepetas a marca Dr. Martens: loja mais famosa do mundo. Aposte nessa tendência e fique super moderna.

O que volta? A galocha já foi sensação a algumas temporadas, agora ela volta com força total! Na gringa, as fashionistas e celebridades de plantão já estão aderindo a febre das antigas colegas, mas agora o grande objetivo desse acessório tão bacana é a proteção. Procure não usar no calor, porque não é legal! Tome muito cuidado para não ficar cafona com a combinação que você irá fazer, afinal a galocha é um acessório muito descolado e de material não tão primoroso. Procure sempre fazer um look hi-lo e tente coordenar a galocha com shorts e calças mais justas.

Agora, escolha a que tem mais a ver com a sua personalidade e abuse das tendências nesse inverno.

por Bruna Heloisa Cardozo

veja também