Fobia do verão

Fobia do verão

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 8:21

Não tem jeito o verão vai cada vez mais se aproximando e as mulheres vão cada vez mais enlouquecendo. Pensando na praia, biquínis, maiôs...com o calor o corpo acaba ficando mais exposto e pra quem é sequer um pouquinho vaidosa esse momento pode até ser depressivo.

O ano vai passando e com a correria entre trabalho, casa, filhos e família a maioria das mulheres acaba deixando o corpo um pouco de lado. Muitas, nesta época, correm para as academias e arranjam tempo a todo custo para tentar compensar o sedentarismo vivido o ano inteiro.

Tudo para tentar se ver um pouco livre das gordurinhas a mais e ganhar um pouco de forma.Veja agora algumas dicas do trainer Givanildo Holanda Matias:

 É diferente pensarmos em resultados para uma pessoa que precisa reduzir 20kg e outra que precisa reduzir 5kg ou uma pessoa que nunca fez nada e outra fisicamente ativa. Naturalmente quem precisa de mais resultados terá que fazer um esforço muito maior para melhorar o condicionamento físico e alcançar a desejada boa forma física.  Disponibilidade para treinos semanais: como o tempo até verão é curto, a atividade física pode ser realizado de cinco a sete vezes por semana. A duração dos treinos não deve ultrapassar 1h30. Acima disso a performance da atividade pode ser comprometida, assim como a disposição para o treino do dia seguinte.  Estilo de vida: essa é uma boa época para promover mudanças no estilo de vida como andar mais, deixar tanto de usar o elevador, o carro, a internet para fazer compras e por ai vai. Procure ser o mais ativo possível!  

 Alimentação: essa é uma mudança fundamental. Procure fazer refeições de três em três horas, uma vez que a intenção é comer mais vezes em quantidades menores para condicionar o seu organismo há não armazenar tanta gordura. Evite frituras, refrigerantes e comidas gordurosas, principalmente à noite. Lembre-se de que seu estômago não tem dentes, por isso precisa mastigar muito bem os alimentos antes de engolir.  A mudança de comportamento não é fácil, é preciso paciência e persistência. O verão está chegando para mostrar que é preciso se cuidar mais, e vale lembrar que ele vai passar, mas os objetivos e necessidades das pessoas não. Por isso, a disciplina deve ser estendida ao ano todo.

Mas de nada adianta sobrecarregar o corpo. Exercício em excesso pode acabar com uma lesão. "Por isso tome cuidado, principalmente com a musculação, com a corrida e com o alongamento. Sim, alongamento, pois quando é realizado de forma muito intensa pode ocasionar rompimento de fibras musculares", alerta Givanildo.

E para se precaver dessas lesões, também são necessários outros cuidados: - Faça um bom chek up médico para assegurar que tudo está bem; - Peça orientação de um profissional da área para prescrever as atividades; - Use trajes adequados (tênis, shorts e camiseta de preferência) - Preste atenção ao realizar os exercícios (tome cuidado com a TV e som que pode dispersar e atrapalhar o andamento dos exercícios e a falta de atenção aumentar os riscos de acidente); - Não faça atividade física de jejum. Se tiver mais de quatro horas sem comer, realize uma refeição leve antes do treino; - Não ultrapasse seus limites; - Certifique-se de que o tênis está bem amarrado e tome cuidado com o piso onde vai correr ou até mesmo caminhar; - Faça aquecimento para minimizar os riscos de lesões. Essa prática lubrifica as articulações e eleva a temperatura corporal; - Tenha cautela ao fazer musculação para não ocasionar dores, desvios posturais e lesões musculares; - Certifique-se de que os ajustes dos aparelhos estão em ordem.

Para quem quer definir o corpo, o personal trainer explica que esta sonhada definição vai ser alcançada pela diminuição de gordura e um possível aumento de massa muscular. "Em geral, deve-se mesclar a atividade aeróbica com a muscular em uma serie com oito a 10 exercícios que deverão trabalhar os principais grupos musculares".

E completa: "Naturalmente os homens vão enfatizar mais exercícios para a região superior e as mulheres para a região inferior sem esquecer do abdominal, é claro! O trabalho onde se descansa um músculo ou grupo muscular fazendo o outro trabalhar, vai ajudar a otimizar tempo e no intervalo de cada dois exercícios pode ser feito uma pausa ativa aeróbica usando a esteira, elíptico ou bicicleta ergométrica."

Lembre-se que atividade física regular e uma dieta balanceada são essenciais para manter uma vida saudável e o corpo com tudo em cima. Portanto, não espere chegar o verão para começar a se cuidar. Comece bem antes e, de preferência, nunca pare! O nosso corpo exige uma manutenção constante!

Por Larissa Lessa

www.guiame.com.br

Com informações de Vila Mulher  

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