Franjas desestruturadas são o hit do inverno

Franjas desestruturadas são o hit do inverno

Atualizado: Segunda-feira, 19 Abril de 2010 as 12

Se você está pensando em dar uma repaginada no visual para a temporada de outono/inverno, não economize tesoura nos cabelos. É que as franjinhas com cortes desestruturados são super tendência para a estação. O expert Marcos Proença, queridinho de atrizes como Deborah Secco, Flávia Alessandra e Daniella Cicareli, conta como usá-las e com quem elas mais combinam.

As franjas irregulares, aquelas com fios de tamanhos diferentes, sendo os próximos da lateral da testa maiores, podem ser curtas, na altura das sobrancelhas e um pouco acima dos olhos ou ainda um pouco mais comprida, na altura do nariz e boca. "Só não gosto quando a franja é muito curta, tipo no meio da testa", diz Proença.

Esse tipo de corte pode combinar com pessoas de rosto redondo, quadrado ou comprido. "Para quem tem rosto redondo ou quadrado, o indicado é usar uma franja mais curta. Mas se essa pessoa quiser alongar o rosto, é melhor deixar a testa descoberta", afirma o expert. Nesse caso, opte por jogar a franja para a lateral.

Já quem tem um rosto mais comprido e uma testa muito alta, a dica é cortar franjinha, porque dá um efeito de sombra que disfarça bem a testa. Ok, o cabelo com franja fica lindo em quem tem madeixa lisa, porque os fios geralmente assentam melhor e não ficam com volume. Mas e quem tem cabelo ondulado ou enrolado? Podem sim ter franja também, mas devem tomar certos cuidados.

A dica de Proença para esses tipos de fio é optar por fazer processo químico, como escova de diamante, que dá brilho e disciplina a madeixa.  "Na verdade, a escova de diamante diminui o volume e ondulação. É aplicado um produto que abre as cutículas e muda a textura do fio. É como se hipnotizasse a madeixa para ficar mais lisa", explica o hair stylist, que completa que a técnica é diferente da escova definitiva ou progressiva. "É bem mais suave".

Quem não tem cabelo liso e quer cortar franjinha também tem a opção de fazer escova usando leave-in com proteção térmica para diminuir o frizz e controlar o volume. Agora a dica do especialista é para todos os tipos de cabelo: "quem quer franja, deve cortar sempre maior do que imagina que quer para não correr o risco de encolher, porque no dia-a-dia ela acaba alterando um pouco", finaliza.

por Tamirys Collis

veja também