Fuja das marcas de expressão e dos pés de galinha.

Fuja das marcas de expressão e dos pés de galinha.

Atualizado: Segunda-feira, 2 Janeiro de 2006 as 12

Os músculos de expressão são os responsáveis pelas marcas deixadas no rosto pelo tempo. Mas por que há pessoas que demoram muito mais para aparentar a idade e outras, que ainda novas, já estão com rugas e sulcos? O fato é que o uso destes músculos muda de uma pessoa para outra, umas usam mais e outras menos.

Entenda: o músculo é contraído várias vezes ao longo do tempo e acaba ficando hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso). Essa hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem bem na hora da expressão e permanecem mesmo quando não se está contraindo o músculo. Com o passar dos anos a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. O fotoenvelhecimento (exposição à luz solar) tira a elasticidade da pele e auxilia no envelhecimento facial.

O tratamento estético das rugas de expressão possui uma grande arma: a toxina botulínica. Esse preenchimento facial reduz a contração muscular de forma seletiva, ou seja, apenas no local onde é aplicada pelo médico.

O que é a toxina botulínica?

Ela é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e pode ser encontrada em alguns alimentos mal conservados, causando uma doença que leva à paralisação da musculatura do corpo, o botulismo. A toxina usada no tratamento estético não faz nenhum mal, pois é utilizada em pequenas doses. A quantidade que faz o ser humano correr o risco de contrair a doença é de 3000 unidades e para fins estéticos é de 25 a 50 unidades.  

Como funciona a técnica?

As aplicações são indicadas para suavizar ?pés de galinha?, rugas na testa, entre as sobrancelhas e no pescoço. A técnica consiste em injetar a toxina botulínica no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. A substância paralisa temporariamente o músculo, atrofiando o mesmo e reduzindo seu tônus, fazendo desaparecer as rugas mais leves e atenuando as mais profundas. Não há sensações desagradáveis e a expressão não se altera.

O procedimento dura em média 15 minutos. Os resultados do tratamento se tornam visíveis entre 48 e 72 horas após a aplicação e permanecem por aproximadamente 6 meses. Com as reaplicações, a tendência é um efeito cada vez mais prolongado e diminuição da velocidade do surgimento de novas rugas. Portanto, mesmo que você pare o uso do Botox, permanece um efeito benéfico.

A paciente não precisa de anestesia - a injeção é feita com microagulhas e a dor é mínima - e internação. Após a aplicação não é necessário nenhum tipo de repouso, apenas recomenda-se nas 4 primeiras horas não deitar e evitar usar os músculos do rosto como sorrir, falar muito e franzir a testa. A inclusão estética não afasta as pacientes de sua rotina de vida.

Fiquem atentas mulheres que queiram se submeter a esse tratamento estético: a escolha da clínica e médicos experientes é muito importante para os efeitos desejados, sem perigos para a saúde e sem maiores complicações como cicatrizes e mudança na expressão facial.

Leia também

Normal, oleosa ou mista? Descubra agora o seu tipo de pele Mantenha a pele sempre bonita e livre de manchas. Envelhecer é inevitável! Maquiagem: a amiga da beleza. Aprenda a conviver com a acne! Conheça o segredo de beleza para adiar a cirurgia plástica. Fuja das marcas de expressão e dos pés de galinha. Para quem deseja uma boca carnuda... Para um efeito incrível! Pêlos clarinhos, quase transparentes, nas sombracelhas?

veja também