Grifes e famosos jogam suas fichas na moda verde

Grifes e famosos jogam suas fichas na moda verde

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Práticas sustentáveis, de comércio mais justo e formas de consumir de maneira mais consciente têm disputado espaço com notícias sobre tendências e o que vestem as celebridades. Estilistas como Stella McCartney, que usa materiais sustentáveis e não utiliza couro em suas criações, e a atriz Emma Watson, que recentemente lançou sua terceira coleção feita com materiais orgânicos, são alguns exemplos de personalidades que ajudam a popularizar as preocupações com o meio ambiente.

No Brasil, a Capodarte incluiu em sua coleção de inverno uma linha de sapatilhas feitas de plástico reciclável. Ou seja, ela pode ir direto para um centro de reciclagem quando ficar desgastada, em vez de aumentar o volume dos aterros sanitários da cidade. O modelo está disponível em oito cores diferentes e custa R$ 99.

O poderoso grupo PPR divulgou, nesta semana, em Paris, um amplo programa de sustentabilidade que envolve diversas de suas marcas, prometendo promover práticas que causem menos impacto ao meio ambiente e também gerar benefícios sociais e à natureza a longo prazo. O Ceo do grupo, François-Henri Pinault, anunciou, ao lado do diretor de sustentabilidade do grupo, Jochen Zeitz, o plano batizado de "PPR Home" que conta com verba de US$ 14 milhões anuais.

Entre as ações do projeto, estão o lançamento de uma etiqueta especial que identifica produtos certificados pela Cradle to Cradle, título que assegura que itens foram feitos com práticas seguras para o meio ambiente e para o homem. Grifes como Gucci, Yves Saint Laurent, Balenciaga e Puma integram a ação.

A empresa também anunciou que irá neutralizar toda a emissão de dióxido de carbono feita em 2010 por meio da compra de créditos de carbono, ou seja, investindo em projetos de neutralização de emissões, no caso um mantido no Quênia pela entidade   Wildlife Works' Reduced Emissions from Deforestation and Degradation (REDD) .

Outra iniciativa do projeto diz respeito à publicação de relatório sobre perdas e ganhos ambientais, a exemplo do que é feito com questões financeiras. A primeira marca a ter o documento divulgado será a Puma  

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