Água como aliada para perder barriguinha

Água como aliada para perder barriguinha

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 9:31

Perder alguns quilos é o objetivo de muitas mulheres. Para isso, muitas optam por medicamentos, dietas radicais e chás milagrosos. Entretanto, o consumo de alimentos ricos em líquidos e fibras pode resolver grande parte dos casos, pois ajuda a dar volume e saciedade, o que leva a uma redução do apetite.  

"Muitas vezes, a sensação de fome nada mais é do que sede. Então, se o corpo estiver suprido de água e bem hidratado, certamente o apetite poderá ser controlado com mais facilidade", ensina a nutróloga Tamara Mazaracki, da Clínica Slin, no Rio de Janeiro.  

A especialista também explica que frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam os líquidos retidos com mais eficiência. "Outro detalhe importante é que hortaliças e frutas são ricas em magnésio e potássio, dois sais minerais que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio", afirma.  

A presença de fibras nas hortaliças e frutas aumenta o trabalho que o corpo tem para poder digerir o alimento, fazendo com que haja um gasto calórico maior ? são as calorias negativas dos vegetais e frutas, ou seja, se uma maçã tem 40 calorias, o trabalho do corpo na sua digestão pode significar um gasto de 10 calorias, então, a soma final se reduziria para 30 calorias.  

"Pode-se complementar as refeições com chás, sucos, leite, iogurte e água, além de sopas nestas noites mais frias ? quanto mais hidratante for a dieta, maior será a perda de peso, e menor a barriguinha", finaliza.  

Algumas boas pedidas de alimentos ricos em água:  

Pêra ? suaviza a irritação do trato digestivo, agindo em colites, síndrome do intestino irritável, produção excessiva de gases. Rica em pectina, estimula a regularidade intestinal. Rica em potássio, tem marcante ação diurética.  

Maçã ? reduz a acidez, a síndrome do intestino irritável e seu alto teor de pectina ajuda a acelerar o trânsito intestinal, evitando a formação de gases. Também tem ação diurética prevenindo a retenção de líquidos.  

Melão e melancia ? riquíssimos em potássio e magnésio, têm excelente ação diurética.  

Abacate, banana e manga ? ricos em potássio e vitamina B6, ajudam a desinchar.  

Água de coco ? fonte de potássio e diversos minerais, tem ação diurética e anti-irritante da mucosa do intestino, além de ser deliciosa e pouco calórica, podendo servir como base para diversos sucos, sem a necessidade de adição de açúcar ou adoçante.  

Pepino ? ação diurética, ajudando a perder peso quando há retenção hídrica, e auxilia na eliminação de toxinas. Fonte de diversos minerais como potássio, cálcio, manganês e enxofre.  

Aipo ? ação diurética por seu alto teor de potássio.  

Agrião ? estimula a digestão e reduz gases, além de agir nos rins e bexiga, facilitando a eliminação de líquidos retidos. Fonte de potássio, magnésio e cálcio.  

Cenoura ? rica em potássio, tem efeito diurético e funciona como um remédio para a colite, síndrome do intestino irritável e flatulência (gases).  

Beterraba ? tem ação laxante suave e é rica em potássio.  

Iogurte ? fonte de proteína, cálcio e lactobacilos, é excelente para reduzir gases, prisão de ventre e a síndrome do intestino irritável, pois regulariza toda a função intestinal, o que ajuda a diminuir o volume na região abdominal. As bactérias saudáveis do iogurte eliminam o excesso de bactérias nocivas geradas por maus hábitos alimentares, ajudando, assim, a desinchar o intestino (e a barriga).

veja também