Guia da pele: tudo que você precisa saber sobre cuidados e tratamentos

Guia da pele: tudo que você precisa saber sobre cuidados e tratamentos

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 10:34

As mulheres estão cada vez mais preocupadas com a saúde e beleza do corpo e da pele. Para se ter uma noção, as brasileiras estão entre as primeiras no ranking das mais vaidosas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Avon. E para confirmar ainda mais essa afirmação, um estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que a venda de cosméticos no país cresceu 10,4% entre agosto de 2009 e agosto de 2010. Isso inclui os produtos específicos para o rosto. Aí entram hidratantes, cremes anti-idade, loções adstringentes, filtro solar e por aí vai. Mas na hora de escolher o que usar para cada tipo de problema: espinha, cravo, oleosidade, rugas, marcas de expressão, é essencial saber identificar qual seu tipo de pele. Isso para evitar o aparecimento de irritações e alergias e manter a hidratação correta da pele. Mas e você, sabe qual seu tipo de pele e qual o tratamento mais adequado para ela? Se a resposta for não, esse é um bom momento para reverter a situação.

Para isso, a dermatologista Carla Albuquerque caracterizou cinco tipos de pele: a oleosa, a mista, a seca, a normal e a sensível e ainda indicou os cuidados que devemos ter com cada uma delas e os tratamentos mais indicados. Se você tem dúvida se tem pele oleosa ou mista ou ainda seca ou normal, esse é o momento para tirar as dúvidas.

Pele seca

Características: tende à desidratação e caracteriza-se por uma coloração branco-acinzentada, uma textura áspera e aspecto opaco. Tem tendência a mostrar mais precocemente as linhas de expressão.

Como identificar: a pele seca geralmente é opaca, sem brilho e, logo após o banho, a sensação é de repuxamento da pele.

Cuidados: evite banhos quentes e demorados e produtos que contenham álcool, como adstringentes ou filtros solares em gel. Prefira os sabonetes líquidos aos produtos em barra e hidrate pelo menos duas vezes por dia.

Tratamentos indicados: faça hidratação com esteticista uma vez por semana e aplicação de restylane vital ®, que é uma hidratação profunda com uma substância injetável a base de ácido hialurônico. É um procedimento que deve ser feito somente por dermatologistas

Ativos recomendados: na hora de comprar seus produtos para tratar a pele seca, prefira os que tenham uréia, manteiga de karité, NMF (natural moisturizer factor), ácido hialurônico e aquaporinas.

Pele oleosa

Características: pele brilhante, engordurada, com poros dilatados, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Há uma tendência ao aparecimento de cravos e espinhas. Demora um pouco mais para mostrar as linhas de expressão (embora isso não seja sempre verdade, já que depende também de fatores como genética, hábitos de vida)

Como identificar: pele brilhante, com poros dilatados. Presença de cravos e, eventualmente, espinhas.

Cuidados: evite usar maquiagem, mas se for inevitável, prefira os produtos com texturas leves, "oil free", não use produtos que contenham óleo na formulação, esfolie duas vezes por semana e use ácidos no inverno (sob supervisão médica)

Tratamentos indicados: faça limpeza de pele pelo menos uma vez por mês e peelings químicos, com ácido salicílico, retinóico ou glicólico, e peelings de cristal.

Ativos recomendados: para controlar a oleosidade, prefira produtos que contenham ácido salicílico, glicólico, retinóico e sulfacetamida sódica.

Pele normal

Características: pele com hidratação equilibrada, com boa textura. Não é nem brilhante nem opaca.

Como identificar: pele com boa textura, com poros normais, sem brilho excessivo, nem sensação de repuxamento.

Cuidados: use sabonetes neutros, loções de limpeza para higienização e hidratantes com filtro solar diariamente.

Tratamentos indicados: l impeza de pele e hidratação a cada 2 meses e peeling de cristal

Ativos recomendados: procure produtos que contenham ceramidas, vitaminas C e E, extrato de café verde e ácido hialurônico

Pele mista

Características: pele brilhante, engordurada, com poros dilatados, principalmente na zona T e ressecada, áspera e opaca nas demais áreas da face.

Como identificar: brilho e poros dilatados na zona T, pele opaca, áspera ou normal nas demais áreas.

Cuidados: use hidratantes "oil free" com FPS 15 diariamente, faça esfoliação na zona T uma vez por semana, prefira sabonetes neutros e use loções adstringentes na zona T.

Tratamentos indicados: limpeza de pele com hidratação uma vez por mês e peeling de cristal + peelings químicos, com ácido salicílico, retinóico.

Ativos recomendados: um mix dos ativos da pele oleosa na zona T e dos ativos da pele normal nas demais áreas do rosto.

Pele sensível

Características: é uma pele hiperreativa, caracterizada por uma fraqueza da camada córnea. É uma pele mais sensível a fatores externos como frio, calor, variação de temperatura e vento, poluição e uso excessivo de cosméticos.

Como identificar: pele geralmente rosada a avermelhada, pode ter leve descamação na superfície, com pequenos vasos dilatados. Pele geralmente intolerante a muitos cosméticos.

Cuidados: use produtos sem perfume, sem ou com poucos conservantes. Prefira filtros solares que contenham ativos como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio que são inorgânicos e pouco irritantes quando comparados aos orgânicos. Evite a automedicação para escolher produtos antiaging. Um dermatologista saberá escolher um produto apropriado para esse tipo de pele. Evite cosméticos com avobenzona, formaldeído, ácido benzóico e outras substâncias irritantes. Use produtos que acalmem a pele como camomila e azuleno.

Tratamentos indicados: o laser e a luz intensa pulsada ajudam a diminuir o eritema (vermelhidão) muito comum quando a pele sensível está associada a vasinhos dilatados na superfície da pele.

Ativos recomendados: prefira produtos que contenham alfa bisabolol, ácido glicirrízico, feverfew, água thermal e aquaporinas.

Cuidados com a pele no verão

Com a chegada do verão, é importante ter consciência e tomar certos cuidados com a pele. É essencial usar produtos específicos para cada tipo e não dispensar o uso de um bom filtro solar. "Vale lembrar que existem peles que se comportam como secas no inverno e mista a oleosa no verão. Por isso, é importante consultar um dermatologista pelo menos 2 vezes ao ano, sendo uma no início do inverno e a outra, no início do verão", finaliza a dermatologista Carla Albuquerque.

veja também