Guirlandas para decorar o seu natal

Guirlandas para decorar o seu natal

Atualizado: Quarta-feira, 7 Dezembro de 2011 as 8:12

O uso de guirlandas para simbolizar a vitória e o orgulho é comum antes mesmo do nascimento de Cristo. Acredita-se que na Germânia pré-cristã ela era usada com velas decorativas para simbolizar a esperança da chegada da primavera. Os cristãos mantiveram esta tradição, mas relacionada com o nascimento de Jesus.

Com o tempo ela passou a ser um símbolo das decorações de natal, assim como árvores, meias simbólicas e bonecos de neve. Como o natal está chegando, ensinamos você a produzir suas próprias guirlandas!

Guirlanda Sustentável

Para fazer uma guirlanda de jornal você vai precisar de: jornais velhos, tinta guache, pincéis, cola branca e uma tesoura e uma uma fita para dar o laço. Você  pode aproveitar alguma de embalagem para presente que recebeu.

- Primeiro, você precisa enrolar uma folha de jornal o mais apertado possível e colar a ponta no fim para que segure. Faça o mesmo procedimento em 5 folhas.

- Agora faça círculos com estes jornais usando um recipiente redondo como uma panela ou um cinzeiro como molde. Quando completar o círculo cole a ponta, depois aumente o círculo com as outras folhas de jornal, sempre colando os rolinhos com cola branca e colando as pontas.

Fonte da imagem: Yahoo

- Na última folha, dobre o meio para fazer um triângulo antes de circular, assim fazendo a alça por onde a guirlanda poderá ser pendurada.

- Quando retirar o recipiente redondo ela deverá estar com esta aparência. Agora use a tinha guache para pintar a base da guirlanda.

Fonte da imagem: Yahoo

- Enquanto a base seca, recorte retângulos nas folhas de jornal (pode usar trechos com palavras interessantes, desenhos ou fotografias, variando tonalidades). Com uma caneta, desenhe o contorno das flores e recorte. Agora dobre para atingir o resultado abaixo.

Fonte da imagem: Yahoo

- Para dar um toque final, pinte o centro. 

- Use a caneta (se quiser) para criar o contorno das folhas e recorte. Depois picote as laterais para enfeitar. Em algumas delas você pode colar folhas mais claras em outras mais escuras como na foto abaixo. Agora é só colar tudo na base, decorando do seu jeito com a quantidade e disposição que quiser e deixar secar. Pronto. Você tem uma guirlanda feita de jornal!

Fonte da imagem: Yahoo

Fonte da imagem: Yahoo

Guirlanda de bombons de chocolate

Esta deliciosa opção é muito fácil de fazer. Para isso você precisará de arame, papel crepom, fita adesiva, uma tesoura e bombons de chocolate (difícil é resistir à tentação de comer todos antes de terminar de fazer a guirlanda). Como opção para enfeitar use cabelo de anjo (aqueles cabelinhos brilhantes que usam em árvores de Natal) e uma fita decorativa.

- Primeiro faça uma volta no arame. Faça uma volta dupla, ou uma volta simples se o fio for grosso e aguentar o peso.

- Agora basta fazer pequenos embrulhos com o papel crepom, envolvendo cada bombom, e fechado-os com fita adesiva.

- Faça um furo no embrulho com a ponta do arame (de preferência no ponto onde está a fita adesiva, para não rasgar). 

- Passe cada bombom pelo arame até que eles preencham toda a guirlanda. Para finalizar, decore com o cabelo de anjo, dando nós entre os bombons e a fita dando um laço. 

Fonte da imagem: Yahoo

veja também