Hábitos alimentares afetam a estética

Hábitos alimentares afetam a estética

Atualizado: Segunda-feira, 9 Junho de 2008 as 12

Hábitos alimentares afetam a estética

Homens e mulheres usam todos os tipos de artifícios para atingir um padrão de estética. Porém, uma das responsáveis em prorrogar os danos do envelhecimento celular, muitas vezes, é deixada para segundo plano, à alimentação.

As proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos têm como função a construção e manutenção de tecidos, órgãos, estruturas do corpo e fornecimento de energia. Desta forma, a ausência de alguns nutrientes pode provocar danos à vitalidade. A nutricionista Roseli Rossi alerta que a beleza exterior é reflexo do alimento consumido. "Os maus hábitos alimentares com deficiências nutricionais e excessos de alimentos ricos em gorduras saturadas, carboidratos simples e sódio provocam olheiras, celulite, acne, queda de cabelos, unhas frágeis e manchas", afirma Roseli.

O organismo se manifesta de acordo com o alimento que recebe. Por exemplo, o consumo de carboidratos simples, com alto índice glicêmico e de gorduras saturadas e trans é uma das maiores causas do envelhecimento precoce, ou seja, provoca a oxidação das células através do aumento dos radicais livres que ocasionam a intoxicação no corpo. Além disso, quando os açúcares juntam-se com uma proteína ocorre um processo chamado de glicação (caramelização) celular que prejudica a formação de colágeno (proteína que causa firmeza do tecido muscular) e, consequentemente, provoca a flacidez dos tecidos.

Para alcançar a boa forma, pele jovem, cabelos sedosos, menos celulite e flacidez é necessário uma atenção ao alimento que está no seu prato. "Não existem alimentos milagrosos, mas muitos são fontes de nutrientes que, de fato, podem trazer benefícios estéticos. Dietas personalizadas, planejadas e incorporadas ao seu dia-a-dia irão resgatar o equilibrio e um perfeito funcionamento de todas as funções do organismo", completa a nutricionista.

veja também