Hairstylist a favor das mechas primavera

Hairstylist a favor das mechas primavera

Atualizado: Segunda-feira, 10 Outubro de 2011 as 10:48

O hairstylist Marcelo Carneiro é um dos nomes mais badalados da capital carioca. Ele já fez parte do time de cabeleireiros da Rede Globo, trabalhou no salão dos atores Tarcísio Meira e Glória Menezes e, atualmente, é o maior destaque do Salão da Praia, na Barra da Tijuca. A seguir, ele conta mais sobre sua trajetória, dá dicas de tendências no mundo dos cabelos e fala sobre sua nova invenção, batizada de mechas primavera. 

Quando começou sua paixão pelos cabelos? Aos 17 anos, tinha um amigo que já era cabeleireiro e, nos fins de semana, ele me chamava para ajudá-lo, lavando e secando os cabelos. Gostava daquele momento de embelezar as clientes e, a partir dali, comecei a ver a possibilidade de entrar na profissão.

Como foi o começo na profissão? Certo dia, passando em uma rua do bairro no qual, morava havia uma placa dizendo: “Precisa-se de ajudante de cabeleireiro”. Entrei e falei com a dona do local que gostaria de aprender a profissão e acreditava que um dia seria um cabeleireiro reconhecido pelas pessoas. Também disse que precisava de um trabalho para poder ajudar meus pais. Pela minha sinceridade, fui contratado na hora, mas comecei do zero sem saber fazer nada. Em um ano, já era um profissional que fazia tudo. 

E a entrada na rede Globo? Certo dia, um amigo que trabalhava na Rede Globo me falou tinha uma vaga de cabeleireiro no programa A Vida Como Ela É. Pensei comigo mesmo: “Nunca fiz cabelo de época, mas vou fazer o teste assim mesmo. Naquele mesmo dia, quando terminei de fazer o cabelo, o supervisor falou que em uma semana de testes eu fui o único cabeleireiro que conseguia fazer os penteados com estilo próprio e limpeza de finalização. Ele ainda me disse, todo emocionado, que o emprego era meu. Depois desse dia, trabalhei por vários anos na Rede Globo fazendo programas, seriados, novelas. 

E o início da parceria com Glória Menezes e Tarcísio Meira? Na minha última produção na ‘casa’, que foi a novela O Beijo do Vampiro, a atriz Glória Menezes e o ator Tarcísio Meira me chamaram para trabalhar no salão deles. Na mesma hora, aceitei o convite e trabalhei por cinco anos lá. Depois disso, veio o convite da Aracelli Hostni, proprietária do Salão da Praia, que já era minha cliente e gostava do meu trabalho. Digo do fundo do meu coração que está sendo uma das fases mais importantes da minha vida e, por isso, agradeço todas as pessoas que me ajudaram a chegar onde estou agora.

Quais são os diferenciais do seu trabalho? Acho que um dos meus diferenciais é o fato de eu sempre procurar entender o que a cliente quer antes de começar o trabalho. Tento analisar o que ela deseja e se o desejo dela vai valorizar seu rosto, mesmo que esse processo demore mais tempo do que o atendimento normal.

Como se recicla?  Sempre faço viagens e cursos de aprefeiçoamentos. 

Tem idolos no mundo das tesouras? Gosto muito do cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi. Ele é ousado na medida certa.

Você tem uma especialidade? Gosto de fazer tudo e me proponho a fazer sempre o melhor, mas acho que meu carro-chefe são as colorações e as mechas. As minhas clientes louras ficam encantadas.

Uma dica preciosa que sempre passa para as suas clientes? Tenham sempre personalidade própria, pois, se as clientes se acharem lindas e se reconhecerem como tal, não importará a opinião de ninguém mais. 

Quais serão as novidades do momento? Com relação às novidades, cito a técnica que batizei de mechas primavera, que acabei de criar e combina os tons louro bege com louro âmbar. É uma ótima opção para os cabelos longos e desconectados, como os da apresentadora Letícia Levy, da Record News. Também aposto nas nuances de dourados, beges, acobreados e mel dourado. Quanto aos cortes, os acima dos ombros são os destaques. 

Quais são os acessórios para os cabelos que você acha mais bacana?  Curto muito tiaras e flores. Acho que enriquecem qualquer penteado. 

Tem alguma personalidade que gostaria de transformar? Regina Duarte. Eu a deixaria mais loura e com mechas. Seria um sucesso total.

O que está proibido no mundo dos cabelos atualmente? Duas coisas: usar formol seja para o que for e o excesso de creme de pentear em cabelos cacheados. A quantidade exagerada do produto deixa as madeixas pesadas e com um "efeito molhado" que não é bacana.

Serviço Salão da Praia Tel.: (21) 2493-1718 

veja também