Henna como boa opção para colorir cabelos

Henna como boa opção para colorir cabelos

Atualizado: Segunda-feira, 20 Junho de 2011 as 9:47

A HENNA, Lawsonia inermis Linné, é uma árvore originária do norte da África e Índia, das suas folhas e cascas secas é obtido o extrato de propriedade colorante. Planta da família das litráceas, cresce em forma de pequenos arbustos e há mais de 1000 anos é utilizada pelos indianos não apenas como enfeite para o corpo, mas com fins medicinais. Na Índia, é utilizada em rituais religiosos, principalmente casamentos, aplicada nos pés, na palma e no dorso das mãos com desenhos rendados.  

Tem como princípios ativos componentes como Óleos Essenciais (alfa e beta-iononas), Naftaquinonas (lawsona,1,4-naphtoquinonas, henosídeos), Flavonóides (apigenina, luteonina), Xantonas (laxantona I, laxantona II, laxantona III) e Cumarina (5-aliloxi-7-hidroxicumarina).  

Além da atividade colorante o extrato de hena também age como adstringente, anti-inflamatória, anti-fúngico e anti-bacteriano, exatamente devido a sua composição.  

Que cores?

Sua cor original é marrom-avermelhada. Para obter as outras tonalidades são agregados vários outros pigmentos ou substâncias. Desta forma, para proporcionar tons bem escuros, como o preto e castanho escuro, são adicionados extratos de outras plantas, como a flor de giesta - Sarothamnus scoparius ou a folha de nogueira (ou avelã da índia) - Juglans regia.

Para proporcionar tons avermelhados entra na composição o extrato da raiz de ratânia-Krameria triandra e para proporcionar tons loiros são agregadas várias outras plantas, como o extrato de raiz de turmeric-Curcuma longa, flor de açafrão - Crocus sativus ou o conhecidíssimo extrato de flor de camomila - Matricaria chamomila.

Cobre branco?

Como os fito-pigmentos agem por mera deposição sobre a fibra capilar, raramente você conseguirá um bom poder de cobertura dos fios brancos somente com henas 100% naturais. O que as formulações de maior poder tintório possuem são corantes químicos com base nitro, de maior suavidade.  

Quanto a resistência a lavagem, depende muito do estado de homogeneidade e estrutura de cada fio, mas em média uma tonalização com hena resiste a 6-8 lavagens.  

Grávidas podem usar?

Qualquer substância, independente de sua origem natural ou sintética, pode causar irritação ou alergia em pessoas predispostas, portanto a prova de toque, realizada na dobra do cotovelo, deve ser feita com 24 horas de observação. Mas sem dúvida as colorações formuladas com hena e outras plantas se constituem como excelente opção para melhorar o brilho colorido dos cabelos, experimente!    

veja também