Homens e cabelos

Homens e cabelos

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 1:37

Quando o assunto é dermatologia, a principal preocupação dos homens é a queda dos cabelos. Na Clínica Corpo em Evidência, dirigida pelo Dr. Marcelo Bellini, o público masculino corresponde a 30% dos pacientes.

Atualmente existem várias técnicas para detectar, tratar e prevenir a perda dos fios. A grande novidade é um teste realizado com a saliva, através do qual é possível detectar a chance de o paciente apresentar a alopecia androgenética. Esse teste tem de 70 a 80% de eficácia. Assim, quem possui casos de calvície na família pode diagnosticar o problema com notável antecedência.

E o que há de novo no tratamento da queda de cabelos?

Fazemos uma avaliação detalhada, durante a qual realizamos exames de sangue para detectar qualquer déficit nutricional, alterações hormonais e seguimento do DHT (hormônio intimamente envolvido com a queda).

Realizamos uma análise apurada dos fios e do couro cabeludo por meio de câmeras de dermatoscopia, que checam a estrutura e densidade dos cabelos. Esse aparelho também é muito útil no acompanhamento da evolução do tratamento.

Após a avaliação detalhada dos fios, estabelecemos um plano de tratamento que pode incluir:

- Reposição de nutrientes com polivitamínicos;

- Uso de shampoos específicos;

- Uso de loção à base de minoxidil, cafeína, D-Pantenol, alfa estradiol e fatores de crescimento, entre outros;

- Medicamentos via oral, como Finasterida ou Dutasterida;

- Mesoterapia capilar: aplicação injetável dos nutrientes e princípios ativos;

- Laser de estimulação para crescimento capilar (LED).

Portanto, quanto antes iniciarmos o tratamento mais eficiente será o controle da queda de cabelos e não será necessário recorrer a implantes.

veja também