Ilumine seu visual

Ilumine seu visual

Atualizado: Quinta-feira, 5 Junho de 2008 as 12

As mechas são tendências da estação, além de iluminar os fios elas dão aparência de vida e textura aos cabelos.

Ficou com vontade de aderir? Calma, antes você precisa saber que não são todas as mechas que têm este poder. "As mechas que iluminam são aquelas bem fininhas, sutis, com efeito mais natural e que começam na raiz", afirma o colorista Juha Antero, do MGHair Design . E são estas as mechas que estão na cabeça de todas as mulheres. Aquelas mechas só nas pontas, chamadas queimado de sol e que todo mundo adora fazer no verão, pelo menos por enquanto ficam de lado.

Também é preciso saber que mechas para morenas e para loiras têm diferenças. Quem tem o cabelo naturalmente claro faz mechas em tons como o mel claro e o baunilha. Já as morenas ganham mechas em tons como o âmbar e o mel. Ambas são feitas com tinta. Juha explica que o descolorante atualmente só é usado para deixar o cabelo loiro platinado. "Na verdade, tudo depende do tom natural da pessoa e do efeito que ela deseja", diz.

O grande segredo para acertar nas mechas e não se assustar com o resultado é ir com calma. "Na primeira vez, pelo menos, não se deve exagerar no número de mechas para não tirar o fundo natural. Além disso, deve-se escolher uma cor apenas dois tons mais claro que os fios naturais", esclarece o colorista.

A grande vantagem das mechas em relação à tintura é o fato de elas não exigirem retoques com tanta freqüência, já que não colorem todos os fios e, conseqüentemente, não ficam com tanta marcação na raiz conforme os fios crescem. Mas, como toda coloração as mechas ressecam o cabelo. "Elas agridem menos os fios porque não atingem todo o cabelo, mas mesmo assim os fios costumam ficar mais ressecados. Existe uma regra que costumamos usar: quanto mais se clareia o cabelo, mais ressecado ele fica", explica Juha. A boa notícia é que hidratações semanais, no caso das descolorações, ou quinzenais, para quem usou tinta, resolvem o problema.

veja também