Jardim mais bonito com as luzes de Natal

Jardim mais bonito com as luzes de Natal

Atualizado: Quarta-feira, 14 Dezembro de 2011 as 11:35

Mais um Natal se aproxima e com isso as decorações de Natal enfeitam ruas, fachadas e até mesmo os jardins. Entre os mais diferentes adornos que encantam não somente as crianças, mas também os adultos, estão os mais variados modelos de luzes de Natal, responsáveis em dar um toque especial à decoração.

Sobre o consumo de energia, todos podem ficar tranquilos, pois é baixo. Mas é preciso atenção na hora da instalação, para evitar emendas ou gambiarras que possam provocar sobrecarga na instalação elétrica. Por isso, esse serviço deve ser feito por profissional ou empresa especializada.

Os fios que passam por entre canteiros também devem estar em perfeitas condições e serem enterrados para evitar tropeções. Mas anote o caminho para indicá-lo aos jardineiros.

A lâmpada mais indicada para iluminar um vaso é a LED, que não queima a planta, é mais econômica, durável e menor – e, por isso mesmo, mais fácil de ser camuflada entre as folhas. 

Se essa alternativa não for possível, use lâmpadas com potências menores, de até 50 W, para iluminar plantas de pequeno porte e modelos com, no mínimo, o dobro disso, para espécies maiores. Os modelos AR111 e PAR38 são os mais indicados. 

Já para iluminar os contornos de vegetações e arbustos de até 2 metros a solução é utilizar spots, devido o seu fácil direcionamento. Seus espetos podem atingir um alcance luminoso bem maior. 

veja também