Jeans em festas de casamento, formatura e 15 anos: sim ou não?

Jeans em festas de casamento, formatura e 15 anos: sim ou não?

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 2:56

Muitas vezes, quando recebemos convites para determinados tipos de festa, ficamos em dúvida quanto ao que vestir, afinal, ninguém quer cometer algum tipo de gafe no que diz respeito ao dress code e passar vergonha por não escolher o traje adequadamente.

Em geral, os convites de festas um pouco mais formais trazem especificado o tipo de traje a ser usado pelos convidados, o que gera uma certa dúvida. Uma das mais freqüentes coloca em questão o uso do jeans, especialmente em festas de 15 anos, casamentos e formaturas.

Grande parte destes eventos pedem trajes como esporte fino (também chamado de passeio, passeio informal ou tênue de ville, ou ainda social (conhecido por nomes como passeio completo. passeio formal ou social completo) e, em alguns casos, o nível de formalidade é ainda mais alto, pedindo até mesmo o black tie ou rigor. Em todos os casos há uma certa sofisticação exigida; os tecidos devem ser mais nobres, os acessórios, mais requintados que os do dia-a-dia e as roupas, de qualidade e com bom corte, tanto para os homens, quanto para as mulheres.

E o jeans, como fica? O jeans é uma das peças mais casuais do guarda-roupa contemporâneo. Trata-se de um item despojado e descontraído, que deixa o look extremamente informal e deve passar longe de festas mais refinadas. Ele está expressamente proibido, especialmente em festas de casamento e formaturas. Vestir uma calça jeans para frequentar eventos como estes pode ser considerado um descaso com a dedicação dos anfitriões em organizar a festa; tanto esforço merece um pouco de dedicação por parte dos convidados, que devem, minimamente, vestir-se de forma adequada. É uma questão de etiqueta e respeito. O melhor é deixar a calça jeans para aquela balada com os amigos e para o dia-a-dia.

Há uma rara exceção quanto às festas de 15 anos. Algumas debutantes optam por festas mais informais e descontraídas, o que permite aos meninos – mas somente a eles – optar pela calça jeans. O ideal é que ela seja escura, e esteja acompanhada de camisa e paletó, mesmo que sem gravata. No entanto, esta é uma situação bastante específica, e recomenda-se, portanto, que se consulte a dona da festa sobre o assunto. Procurar os responsáveis pelo evento, aliás, é uma ótima saída para escolher o traje correto para qualquer tipo de festa.

veja também