Joia para casamento: como escolher

Joia para casamento: como escolher

Atualizado: Quarta-feira, 21 Setembro de 2011 as 9

Confira dicas exclusivas para você escolher o brinco, anel, bracelete e colar ideal de acordo com o horário do seu casamento, seu modelo de vestido, seu tipo de corpo, penteado e mais

Vestido, buquê, decoração, penteado, maquiagem... a noiva sempre se preocupa com tudo, certo? Mas às vezes esquece de um detalhe que pode se tornar o mais importante: as joias que não combinam com o restante do visual.  

Essa situação é muito mais comum do que se imagina. Há mulheres que pensam em tudo, mas se esquecem de que o look do dia do casamento será visto como um todo, e não por partes, escolhidas de acordo com o seu gosto pessoal apenas. “Sempre fui muito conservadora, pois acredito que joias de verdade não podem se confundir com acessórios de moda”, diz Bibiana Paranhos, design de joias em depoimento ao Wedding Guide 2011 (Guia lançado no final do primeiro semestre).

Joias usadas por algum familiar especial

O brinco que sua bisavó usou nas bodas há mais de 60 anos tem indiscutível valor sentimental, mas ele combina com o vestido que você passou anos idealizando? Você está disposta a adequar o modelo?

   “Leve sua joia para o estilista que está fazendo o seu vestido. Ele poderá direcionar melhor, para que formem um conjunto harmonioso”, indica Mari Dedivits, consultora e autora do blog Salve Santo Antonio. A questão da escolha pede, em todos os sentidos, ponderação.

Como escolher a joia de acordo com o horário do casamento

Com a valorização e o resgate do estilo vintage, voltam à cena acessórios com aplicação de pedras. Brilhantes dão lugar a modelos com pedras em tons claros de rosa, dourado e verde.  

Quartzo rosa, água-marinha, esmeraldas e safiras, de acordo com Mari, são apropriadas para casamentos diurnos. “Um brinco e um anel é o suficiente”, aponta. “Para mães, madrinhas e noivas, é bom evitar os brincos muito grandes ou com pedras de cores pesadas como esmeraldas e rubis. Deixe para usá-los à noite”, indica a blogueira, que recomenda esmeraldas para noivas que queiram acrescentar cor ao visual.

Joia para cada tipo de corpo, rosto e penteado

Cabelos presos evidenciam brincos e colares, por isso é preciso cuidado. “A joia não pode comprometer todo o visual e tornar-se o foco. Neste caso, ela deve ser um complemento”, alerta Dedivits. Pondere os brilhos, para não virar um lustre!  

O importante é combinar com o perfil e o corpo da noiva, incluindo o formato do rosto. Para quem tem o pescoço mais curto, é melhor optar por brincos menores (de preferência na altura da mandíbula) e colares não muito grudados.

Se seus braços são mais cheinhos, é melhor evitar o uso do bracelete, pois com certeza atrairá muitos olhares para aquela região.    

veja também