Kit de barbear garante pele bonita e macia por mais tempo

Kit de barbear garante pele bonita e macia por mais tempo

Atualizado: Segunda-feira, 8 Outubro de 2012 as 12:03

Tarefa quase que diária para a maioria dos homens, fazer a barba exige não só paciência, mas principalmente o uso de uma série de produtos que ajudam a afastar os danos causados pelo contato direto da lâmina ou do barbeador com a cútis.

Por isso, antes, durante e depois do ritual é imprescindível ter à mão alguns cosméticos específicos, capazes de garantir uma pele lisa e macia por muito mais tempo. “Os produtos que facilitam esse exercício diário masculino se apresentam na forma de espuma, gel, creme e loção pós-barbear. Na maioria das vezes, cada um deles age de forma diferente, pois é destinado a um tipo de cútis”, explica Adriano Almeida, dermatologista e diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP).

Espuma, gel e creme 

Usada pela maioria dos homens, a espuma de barbear - indicada para quem tem a pele normal - é considerada por muitos especialistas como o produto que menos agride a cútis.  “Quando enriquecida com propriedades hidratantes, como o óleo de semente de uva, por exemplo, protege o tecido cutâneo e faz com que a lâmina deslize mais facilmente, evitando cortes e irritações”, explica Adriano.

Já o gel - ideal para a pele masculina que possui oleosidade excessiva - contém substâncias capazes de controlar a produção de sebo das glândulas sebáceas. Esse produto, assim como a espuma, permite que o barbear seja mais rente e cause menos irritações. “No entanto, devido à sua ação adstringente, também ajuda no controle da oleosidade, impedindo que a cútis fique com aspecto gorduroso”, ressalta.   

Na hora de escolher o kit de barbear, quem tem a pele muito seca também deve ficar atento. Para que tudo saia nos conformes, o ideal é optar por produtos que contenham propriedades mais hidratantes, feitos preferencialmente à base de Aloe vera, vitamina E e minerais. Por isso, na hora de retirar os pelos do rosto, a dica é trocar a espuma de barbear por cremes e loções cremosas.

Loção pós-barba

Esqueça os produtos ardidos dos tempos do vovô. Atualmente, as formulações são desenvolvidas para acalmar a pele e devolver a camada de proteção gordurosa retirada pela lâmina ou barbeador. Geralmente, a loção pós-barba tem funções antissépticas, adstringentes, calmantes, refrescantes e até hemostáticas (que param o sangramento). No entanto, peles muito secas a toleram menos devido ao álcool presente em sua fórmula. Por isso, para esse tipo de cútis, o ideal é o uso de loções cremosas com ativos hidratantes, como Aloe vera e pantenol que, além de aliviarem eventuais irritações, protegem contra o ressecamento.

Deixe o sabonete de lado

Apesar de facilitar o deslizar da lâmina, o sabonete jamais deve ser utilizado na hora do barbear. “O produto resseca a pele e tira toda sua proteção natural, deixando-a com aspecto opaco e sem viço. Por isso, é fundamental usar apenas cosméticos específicos para a depilação da barba”, afirma Carla Bortoloto, dermatologista clínica e cirúrgica, professora de Dermatologia da Fundação Pele Saudável.

veja também