Laranja e vermelho estão entre as cores do outono

Laranja e vermelho estão entre as cores do outono

Atualizado: Quarta-feira, 24 Março de 2010 as 12

Diversos tons entre laranja e vermelho escuro despontam como as cores preferidas para este outono. Com exceção do preto e variações de bege, essas foram as cores mais usadas nos desfiles internacionais desta temporada.

Para estações frias, os estilistas costumam preferir cores sóbrias, mas arriscam alguns looks mais fortes. E o vermelho parece ter sido a aposta da vez nesses casos.

Na prática, o que essa tendência significa é que mais lojistas vão procurar peças nessas cores para colocar nas vitrines, diz a consultora de imagem Fernanda Resende, do blog Oficina de Estilo. Ela diz, porém, que é preciso pensar em como combinar essas cores antes de comprar roupas assim.

- A pessoa tem que saber que é preciso fazer isso render em casa. Se o guarda roupa tiver só roupas frias, um laranja não vai entrar.

Engana-se quem pensa que a tendência vai demorar a pintar no Brasil. Algumas grifes nacionais mostraram estar antenadas. Laranjas, vermelhos escuros e vinho apareceram em marcas como Maria Bonita Extra e Printing.

Para quem não costuma se arriscar com cores mais fortes, Fernanda dá a dica.

- Quem tem medo de cor pode usar apenas em algumas peças. Num cardigã, numa sapatilha ou numa bolsa. A bolsa é uma boa ideia porque não fica grudada no corpo o tempo inteiro.

Previsões

Outra cor que promete para este ano é o azul turquesa. A empresa Pantone, que rastreia as cores para áreas como moda e decoração, elegeu o turquesa como a cor de 2010.

Por enquanto, o tom esteve presente em alguns desfiles, sobretudo o da grife Versace, mas parece não ter vingado tanto nessa temporada. Vale a pena aguardar.

Colaborou Dayanne Sousa

veja também