Lavar o cabelo não é tão simples

Lavar o cabelo não é tão simples

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 10:16

Lavar o cabelo é uma tarefa tão corriqueira que parece mais simples do que na verdade é. O fato é que, com alguns truques, além de higienizar também é possível tratar os fios. Quer saber que truques são esses? Dez especialistas, entre eles o top hairstylist Marco Antonio de Biaggi e o tricologista Luciano Barsanti, diretor médico do Instituto do Cabelo, dão as dicas certeiras para tirar o melhor proveito da lavagem. 

Limpezas profunda e superficial  “Deve-se alternar durante a semana xampus voltados para a limpeza profunda dos fios e couro cabeludo e os xampus especialmente desenvolvidos para hidratar os fios. Os dois são armas importantes para deixar os cabelos bonitos”, diz Vinicius Silveira, hairstyslit do Salão Marcos Proença. 

A frequência de cada tipo de limpeza varia e somente a experiência do dia a dia pode mostrar qual o equilíbrio perfeito entre os xampus. “Para algumas pessoas, usar em um dia o produto de limpeza e, no outro, o hidratante é a fórmula ideal, mas, para outras, o mais vantajoso pode ser usar um dos produtos três dias seguidos”, justifica. 

Dose dupla Segundo Cris Dios, cosmetóloga e proprietária do Salão Laces and Hair, se o ritual de lavagem for bem realizado, os fios ficam mais brilhantes, saudáveis e vão crescer mais. Siga o passo a passo preparado por Cris: -Molhe os cabelos por inteiro e, em um recipiente, coloque 30 ml de xampu para 60 ml de água e dilua. Atenção: o xampu só deve ser diluído na hora do uso. Essa diluição deve ser feita para que não haja acúmulos de resíduos no couro cabeludo e nos fios. -Espalhe essa mistura (água +xampu) aos poucos pelo cabelo e, com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares para esfregar o couro cabeludo.  -Enxágue abundantemente e repita o processo. É muito importante lavar duas vezes para ter uma boa remoção dos resíduos. 

Pratique esporte antes de lavar  “Os cabelos devem ser lavados quando estiverem sujos para evitar a proliferação de bactérias que podem causar danos para o couro cabeludo e para o fio”, comenta o especialista Carlos Jamayka, do Salão Santo Fio, que recomenda seguir o bom senso. “Se lavar pela manhã e tiver o couro cabeludo oleoso, e for para academia treinar, provavelmente será necessário lavar o cabelo pela noite. Portanto, a dica é ir pra academia ou praticar esporte quando os fios estiverem para lavar e não depois. Mesmo que tenha que lavar os cabelos duas vezes ao dia, na segunda lavagem não é preciso esfregar muito o fio, apenas um xampu que remova bem, enxaguando”.

Nada de exageros na hora de aplicar o xampu nos fios “O equivalente a uma moeda de um real, no geral, basta. Mas o ideal é passar o xampu duas vezes por lavagem”, fala Letícia Chaves, professora de visagismo da Universidade Cruzeiro do Sul. Essa recomendação vale principalmente para quem mora em grandes centros urbanos. “Tem muita poluição, que suja bastante o cabelo. Sem contar que as mulheres também estão sempre passando a mão nos fios”. Para saber se o cabelo foi enxaguado corretamente, Letícia ensina: “Depois de enxaguar bem, pressione os dedos em uma mecha de cabelo e deslize-os sobre ela. Quando você sentir os dedos deslizando e ouvir um barulhinho agudo, isso significa que o cabelo está 100% limpo e pronto para prosseguir a lavagem”.

Enxágue com água mineral A dica de Marcos Proença, cabeleireiro de Deborah Secco e Flávia Alessandra, é especialmente para as loiras. “Por causa da ação química da descoloração, as escamas ficam mais abertas e absorvem o cloro, resultando em cabelos esverdeados. Para evitar isso, faça o último enxágue com água mineral e também antes e depois de entrar na piscina”.

Aposte na água fria “Para deixá-los com mais brilho, é ideal lavar com água fria, mas, como algumas pessoas não gostam de banho frio, indico água morna. A aplicação do xampu deve ser feita duas vezes e igualmente por toda a cabeça. Ao lavar os fios, a tendência é concentrar todo o produto no alto da cabeça, mas uma dica importante é jogar o xampu na mão e espalhar por todo o cabelo. Depois, aplique o condicionador evitando o contato com a raiz”, ensina Celso Kamura, hairstylist da presidenta Dilma Rousseff e de Grazi Massafera.

Condicionador nas pontas Responsável pelas madeixas de Cláudia Raia e Guilhermina Guinle, Wanderley Nunes conta que a na lavagem realizada em seu salão o xampu é aplicado três vezes. “A primeira aplicação remove o excesso de oleosidade da raiz; a segunda lava os fios, e a terceira finaliza o tratamento”, justifica. Na hora do condicionador, ele recomenda passar o produto apenas nas pontas para não deixar os fios pesados. 

Água de coco para hidratar Aplicar água de coco depois do último enxágue é a dica do médico Luciano Barsanti, tricologista e diretor Médico do Instituto do Cabelo, para deixar os fios saudáveis e brilhantes. “É um excelente hidratante natural”, fala.

Deixe agir dois minutos Suavidade na hora de aplicar os produtos durante a lavagem é essencial, segundo o expert. “Ela deve ser feita sempre com movimentos suaves e circulatórios, sempre tomando cuidado para não friccionar demais os fios, para não correr o risco de arrebentá-los”, ensina Laércio Toledo, terapeuta capilar. Ele garante ainda que o condicionador deve ser usado mesmo por quem tem fios oleosos: “O condicionador deve agir nos fios, por pelo menos dois minutos, terminado o tempo de espera, é só enxaguar com água abundante”. 

Aposte na máscara de hidratação “Para cabelos hidratados, minha dica é na hora de lavar os cabelos, use máscara de hidratação no lugar do condicionador, deixe agir por dois ou três minutos enquanto você massageia os fios”, recomenda Marco Antonio de Biaggi.

veja também