Os fios podem ser higienizados todos os dias? Qual o número ideal de lavagens do cabelo na semana? O xampu deve ser aplicado quantas vezes?
As respostas dependem do tipo de cabelo. Quem tem fios secos ou ressecados deve apostar em menos lavagens, já que a produção de lipídios — proteção natural do couro cabeludo para ajudar na hidratação — costuma ser mais lenta. Por isso, o recomendado é lavar o cabelo em dias alternados ou até três vezes na semana. Já quem tem fios oleosos, pode lavar todos os dias.
A mesma dica serve para as pessoas com transpiração excessiva ou adeptas de atividade física com frequência. O suor é ácido e deixa o cabelo pesado e com aspecto poroso. Nesse caso, é necessário limpar bem para não obstruir o couro cabeludo e mantê-lo oxigenado. E mais: o sal presente no suor ajuda a aumentar a oleosidade do couro, possibilitando o surgimento de uma dermatite seborreica. Portanto, cabelo sujo está liberado para ser lavado diariamente, também.
O clima e o estilo de vida também influenciam. Nas regiões praianas e mais quentes, a tendência é lavar mais o cabelo por conta da reação de agentes externos, como sol, vento e mar. Se você adora um styling e abusa de finalizadores — como gel, spray, mousse e pomadas, compostos por ativos fortes –, com certeza vai passar mais tempo com a cabeça embaixo do chuveiro.
Para quem optar pela lavagem diária, uma sugestão é apostar no xampu antirresíduos uma vez na semana. Ele ajuda a desintoxicar o couro cabeludo e a eliminar todos os resquícios de produtos. E também é importante alternar o xampu de tempos em tempos — pelo menos a cada três meses — para os fios não se acostumarem ao mesmo efeito dos ativos.
Quem é adepta de químicas, atenção: quanto maior o número de lavagens, maior a chance de minimizar alguns resultados. No caso de tonalizantes, os fios ficam desbotados, e quem se submete a procedimentos como progressiva ou botox, terá que lidar com a possibilidade de um efeito reduzido.
Resumindo: não há problema em lavar o cabelo diariamente, desde que haja necessidade. E mais importante que a quantidade de chuveiradas é fazer a limpeza de forma adequada.
Como fazer a lavagem perfeita
1. Para começar, ajuste a temperatura. Não gosta do banho mais geladinho? Então, lave o cabelo com água morna e antes de sair, capriche no jato com água fria para dar brilho aos fios, enquanto a água quente resseca e estimula a produção de sebo.
2. Escovar o cabelo antes do banho ajuda a soltar os fios e ainda colabora na absorção dos nutrientes.
3. Sempre escolha produtos para o seu tipo de cabelo e nada de exagerar na quantidade para não deixar o cabelo pesado. A recomendação é um pump de xampu para cada lavagem nos cabelos curtos e médios, e dois pumps nos cabelos longos ou volumosos. Detalhe: A primeira aplicação de xampu serve para tirar a oleosidade e a segunda para limpar melhor e promover a ação de tratamento.
4. O condicionador deve ser usado apenas no comprimento e nas pontas. Se passado no couro cabeludo, pode favorecer a oleosidade. Deixe agir o tempo de recomendação e enxágue até perceber que todo o produto foi removido.
5. Use as pontas dos dedos para esfregar o cabelo com suavidade. O movimento deve ser sempre circular sobre a nuca e a cabeça.
6. Na hora de secar, não aperte a toalha com força para não provocar quebra dos fios e frizz. Se possível, opte pela secagem natural ou use o secador. Nada de prender ou colocar boné com os fios úmidos: isso favorece a proliferação de fungos e bactérias.
7. De vez em quando, faça o último enxágue com água mineral sem gás. O resultado é igual a borrifar spray de brilho. Efeito imediato!
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições