Leila revela que teve apoio das demais concorrentes africanas

Leila revela que teve apoio das demais concorrentes africanas

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2011 as 8:35

Primeira angolana a levar o título de miss universo, Leila Lopes, 25, sabe que sua vitória é especial. Após uma década de domínio das latinas e morenas no concurso, uma negra africana volta a reinar como a mais bela.

Durante a entrevista coletiva realizada logo após o evento, na segunda-feira (12) no Credicard Hall, em São Paulo, Leila revelou que teve apoio das demais concorrentes africanas.

- Elas sempre me diziam "Este é o ano da África!"

Ainda segundo Leila, as misses africanas também a incentivavam conforme ela ia sendo classificada entre as 16, dez e enfim cinco finalistas.

Representante de um país com muitos problemas sociais, Leila disse que como miss universo deve continuar com seu trabalho para ajudar nas campanhas contra a Aids, agora com maior exposição na mídia e, ela espera, maior apoio. Cerca de 4% da população angolana vive com o vírus HIV, segundo o programa das Nações Unidas de combate à doença.

Negras no Miss Universo

A primeira negra a levar a coroa de miss universo foi Janelle Commissiong, de Trinidad e Tobago, em 1977. Em 1995, foi a afro-americana Chelsi Smith quem levou o título de mais linda do universo. Outra representante negra de Trinidad e Tobago, Wendy Fitzwilliam, levou o título em 1998.

No ano seguinte, Mpule Kwelagobe, de Botsuana, se tornou a primeira africana negra a usar a coroa de Miss Universo.

Já no concurso Miss Brasil, até hoje apenas uma negra foi vencedora, a gaúcha Deise Nunes, em 1986, que ficou em 6º lugar no miss universo daquele ano.

veja também