Limpeza de pele sem sair de casa

Limpeza de pele sem sair de casa

Atualizado: Terça-feira, 29 Março de 2011 as 9:16

Abrir os poros para retirar os cravinhos pode parecer uma tarefa simples e fácil, mas não se engane: é preciso cuidado e delicadeza para não machucar a pele com a unha e nem formar feridas tornando um cravo em uma espinha. Afinal de contas, aquele pontinho preto pode inflamar e se tornar uma mancha vermelha desagradável na ponta do nariz.

Veja agora como evitar esse e outros constrangimentos, mantendo a pele sempre linda e saudável!

Preparação

Para começar esta limpeza, você deve primeiramente lavar bem as mãos, principalmente debaixo das unhas com a escovinha. Prepare a pele, limpando-a com sabonete neutro e água fria, e depois um tônico para eliminar as impurezas mais profundas.

Ingredientes

- Camomila;

- Vasilha;

- Toalha de rosto limpa;

- Algodão;

- Loção tônica ou água mineral;

- Máscara secativa;

- Sabonete.

1) Ferva a água em uma vasilha e molhe uma toalha em infusão de camomila.

2) Cubra o rosto com a toalha sem encostar, de modo que faça uma “cabana”.

3) Deixe a pele sentir o calor e respirar, mas não permaneça muito tempo fazendo isso. Temperaturas altas por muito tempo também estimulam a produção de glândulas sebáceas.

Limpeza facial

Agora que a preparação local já foi feita, retire os cravos com os dedos, cobertos por lenços de papel, gaze ou algodão. Se preferir machucar menos, use cotonete. Lembre-se de ser sempre delicada e cuidadosa consigo mesma. Não insista nos cravos mais resistentes, eles podem vir a se tornar uma espinha e marcar a pele.

Feito isso, lave com sabonete neutro ou receitado por um dermatologista especialmente para você. Essa parte não deve ser pulada, afinal o sebo acumula bactéria e se não for retirado e limpo, acaba infectando mais ainda os poros.

Para terminar

Para ter finalmente um rosto limpo e macio, use uma máscara para o seu tipo ideal, descendo até a área do pescoço. O tônico finaliza o processo, fechando os poros. Se sentir que a textura ficou muito seca e repuxada, use o seu hidratante de costume.

Para uma limpeza não tão profunda, tente tirar os cravos com uma aliança. Já que a pele está macia e os poros bem abertos, passe o anel na diagonal, delicadamente, e os pontinhos sairão facilmente.

Cuidado com as espinhas, elas podem piorar a inflamação se cutucadas. Procure não espremê-las, deixe cicatrizar naturalmente usando pomadas anti-inflamatórias. Evite receitas caseiras como pasta de dente, entre outras dicas para não prejudicar a sua pele, em todo caso, consulte o seu dermatologista.

veja também