Listras são estampa coringa da moda masculina

Listras são estampa coringa da moda masculina

Atualizado: Sexta-feira, 25 Junho de 2010 as 9:44

Ela frequenta as rodas mais variadas do estilo: vai da moda jovem, às camisas de time de futebol em todo o mundo, ao retrô, ao escritório e ao clássico esporte fino. O listrado é a estampa mais usada, sem dúvida, pelos rapazes. É só olhar ao redor e perceber quantos homens aderiram as faixas. Nas camisas polo, camisas sociais, gravatas, moletons, ternos camisetas e calças, a estampa predileta do Freddy Krueger dominou as vitrines e parece caber em todos os tipos de peça. Veja dicas de uso das peças mais comuns no guarda-roupa masculino.

Torça e alongue-se

Futebol é uma paixão nacional. Por todos os lados, vemos homens e mulheres literalmente vestindo a camisa do seu time do coração. A maioria das camisas dos times que são listradas possui a estampa na posição vertical, o que poda ajudar a disfarçar o volume abdominal, de acordo com o consultor de moda Guilherme Cury, do site Moda Para Homens (www.modaparahomens.com.br). "Existem discussões sobre a ilusão que as listras causam na silhueta de determinadas pessoas (verticais alongando e emagrecendo, horizontais achatando e engordando). Por isso, aconselhamos a todos que estão fora do peso evitarem as listras horizontais", indica Guilherme.

Entretanto, não precisa encostar aquela camiseta com listras horizontais, pois a história das listras é uma discussão de longa data. Um estudo britânico polêmico, da Universidade de York, mostrou que as listras verticais são as verdadeiras vilãs na hora de tentar esconder as gordurinhas. O estudo, apresentado no British Association's Festival of Science, em Liverpool, contou com a participação de diversos voluntários que analisaram fotos de 200 mulheres usando trajes listrados e deveriam indicar quais eram as mais magras. Os participantes apontavam as que usavam roupas listradas na horizontal como as mais magras. A explicação é teoria da ilusão dos quadrados de Helmholtz. No século 19, o cientista Hermann Von Helmholtz desenhou dois quadrados idênticos, enquanto um foi coberto com listras verticais o outro foi coberto com listras horizontais. Na ocasião, as listras verticais proporcionaram a ilusão de o quadrado parecer mais alto, por este motivo, as mulheres foram induzidas a usarem esses tipos de roupas.  

Mesmo assim, o consultor Guilherme Cury aconselha: "nada melhor que o espelho para dizer se realmente acontece com você ou não", diz. O efeito depende das cores das listras e também do espaçamento entre elas. Uma camisa com listras finas e bem próximas não engorda tanto quanto as que apresentam listras grossas e com grandes espaçamentos (as camisas polo geralmente são assim). Mas evite contrastes muito óbvios, como preto e branco, que dão a impressão de formas mais volumosas.  

Polo - pra que te quero?

Por falar nelas, as camisetas são peça coringa no guarda-roupa masculino. Pudera: elas nasceram para dar conforto, sem perder a elegância jamais. O primeiro modelo surgiu na década de 1930, a partir da ideia de um jogador de tênis chamado René Lacoste (sim, aquele mesmo do famoso crocodilo).

Hoje, fazem parte da coleção de toda marca masculina que se preze e o listrado é estampa cada vez mais presente nessas peças, também frequentemente decoradas com números em estilo esportivo e brasões estilizados. Frequentemente, no entanto, é o advérbio adequado. Se você quer estar diferente dos demais, a polo listradinha não atenderá a esse desejo seu, devido à quase onipresença dessa peça nas ruas.

Mas algumas dicas podem ser seguidas, para que o visual fique harmônico: ao usar com um blazer ou jaqueta, as golas devem ficar para dentro e não para fora. Com suéteres, a melhor opção é a gola em V. Se ele for liso de cor neutra, pode arriscar uma camiseta de cor diferente. "No ambiente de trabalho, a camiseta combina melhor com um sapato despojado e calça jeans", explica Guilherme Cury.

Engravatados S.A.

As gravatas e as camisas sociais são peças bastante frequentadas pelas listras - e que geram muitas dúvidas. Você pode usar uma gravata "diferente" se quiser ousar e se diferenciar, ela não precisa combinar com as cores da roupa. Porém, na dúvida, combine a cor da gravata primeiramente com a do terno, e deixe o contraste para a cor da camisa. No caso de uma gravata listrada, não deixe o fundo da estampa com a mesma cor da camisa, para não "sumir", conforme recomenda a stylist Cris Vieira.

Com as camisas sociais listradas, vale prestar atenção não só na cor, mas também no tipo da gravata que vai junto. As camisas listradas vão bem com gravatas retangulares ou pontilhados. Além disso, recomenda Cris, ao escolher uma gravata com listras, é bom que elas não tenham o mesmo desenho das listras da camisa. Os ternos risca de giz não devem ser usados com gravatas listradas, pois acabam se apagando.

Porém, fora do terreno gravata-camisa-terno, misturar padronagens é um grande risco, conforme explica Guilherme Cury, "é muito difícil combinar duas estampas sem ficar cafona, por isso deve-se tomar muito cuidado quando for utilizar mais de uma estampa, para não correr o risco de parecer carnaval."

Por: Ana Maria Madeira

veja também