Livre-se da pele oleosa

Livre-se da pele oleosa

Atualizado: Segunda-feira, 5 Dezembro de 2011 as 2:31

No verão não tem jeito: a pele tende a ficar mais oleosa, com mais brilho e a gente transpira mais, o que pode detonar com todo o tempo que gastamos nos maquiando. É que ao longo do dia, o suor e a oleosidade podem comprometer a make. Por isso, confira dicas de dois experts no assunto de como fazer uma maquiagem mais duradoura e quais produtos priorizar na estação mais quente do ano.

Para começar, o mais importante é proteger a pele dos raios solares. Portanto, antes de qualquer make, invista em protetores específicos para o rosto. O dermatologista Adilson Costa recomenda para quem tem pele oleosa, produtos em gel ou serum; já quem tem pele normal, deve escolher um filtro em loção ou creme e as pessoas que tem pele seca devem optar pelo produto em creme. Existem, porém, produtos de make que já possuem proteção contra raios solares e podem ajudar.

No verão, a peça-chave da maquiagem é o primer, que deve ser aplicado no rosto antes da base e ajuda a deixar a make mais duradoura. "Dê preferência ao primer matificante, que ajuda a controlar o brilho", aconselha o maquiador Wilson Eliodorio, , responsável pela beleza de atrizes como Alinne Moraes, Maria Fernanda Cândido e Taís Araújo. Outra dica, sugundo o maquiador Ulisses Cruz do Persil & Co. é usar fixadores de maquiagem, em spray seco, que ajudam a conservar a make. 

Na hora de escolher a base, prefira a com textura fluida, especialmente em versões em spray, usadas com pincel de cerdas assimétricas. "As bases fluidas são ideais para serem usadas em estações mais quentes porque não sobrecarregam o look e garantem que o suor ou oleosidade não sejam estimulados. Pó compacto na hora e pós-make é fundamental", orienta Cruz.

De acordo com Eliodorio, uma boa solução para controlar a oleosidade da pele, é usar papel de arroz para tirar o excesso de brilho, comum nesta época do ano.

Como conquistar um efeito bronzeado com a make?

Quer usar uma maquiagem que é a cara do verão? Então invista no efeito bronzeado, que dá à pele um aspecto saudável. O maqauidor Wilson Eliodorio dá as dicas: "use dois tons de base: a mais escura nos contornos e a mais clara nos pontos de luz (centro do nariz, região das olhieras), invista em blush cintilante ou amarronzado e boca clara, que vai evidenciar o efeito bronzeado".

Quais cores e texturas estão em alta?

Sombras: são dois segmentos que estão em alta, o color blocking e os naturais. Para o efeito blocking, invista em bases cremosas nos tons de azul, verde, laranja, amarelo e tons divertidos que remetam aos anos 80. Já para um efeito mais natural, prefira as tonalidades clássicas como marrons, cinzas e pretos;

Blushs: prefira os cremosos ou cintilantes, que dão sensação de saúde e corzinha de praia;

Boca: use e abuse de cores como laranja, rosa violeta e nudes. Você pode investir tanto em batons opacos, que dão efeito de boca seca e funcionam muito bem para a noite ou quando quiser ficar mais arrumada ou em batons naturais, como lip balm, hidratantes e gloss sem cor.

veja também