Livre-se dos pelos em lugares indesejáveis

Livre-se dos pelos em lugares indesejáveis

Atualizado: Quarta-feira, 26 Outubro de 2011 as 2:01

Quem tem muitos pelos em todo o corpo sabe: é uma dor de cabeça tentar eliminá-los, especialmente quando falamos de locais indesejáveis como dedos, orelhas, nariz, costas e outros. E sim, a ocorrência de pelos nesses lugares é bastante comum.  

Segundo a dermatologista Simone Chindamo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, algumas pessoas têm mais pelos que outras “porque o  número e a distribuição dos folículos pilosos são determinados geneticamente e após o nascimento não há formação de folículos novos.

Assim, dependendo da raça e do sexo do indivíduo, haverá diferentes padrões de crescimento e quantidade de pelos corporais”. Assim, a única solução é procurar um método depilatório para eliminá-los. “A depilação nessas áreas vai depender da sensibilidade da pessoa”, diz a médica. Para locais com poucos pelos, o ideal é optar por métodos menos doloridos e, por que não, definitivos.  

A eletrólise é uma ótima opção, por ser indicada para a depilação de áreas pequenas – vale, por exemplo, para tratar de pelos nos dedos ou entre as sobrancelhas. “Você trata pelo por pelo: uma caneta com uma agulha na ponta é introduzida no poro e destrói a raiz”, explica Agnaldo Mirandez, dermatologista da clínica Perfetta.

Já para áreas maiores, como as costas, é melhor apostar na cera ou, querendo se livrar dos pelos de uma vez, no laser. A lâmina não é boa ideia, já que pode, segundo a maioria dos especialistas, fazer os pelos nascerem mais grossos – tudo o que a gente não quer nesses locais, certo?  

Quanto aos pelos no interior do nariz e das orelhas, Simone explica: “Esses pelos não devem ser removidos, e sim aparados, pois dentre várias funções, servem de barreira para a entrada de microorganismos nas vias aéreas superiores”.

Siga essas dicas para eliminar os pelos indesejáveis

- Para áreas pequenas, como os dedos ou entre as sobrancelhas, pode apostar na eletrólise, que elimina pelo por pelo. - Se seu problema são os pelos nas costas, boas opções são a cera ou o laser – este é mais caro, mas tem a vantagem de acabar com o problema para sempre. - Não retire os pelos do nariz e da orelha; eles podem ser aparados, mas servem para proteção, entre outras coisas.

veja também