O relatório anual BrandZ de marcas mais valiosas do mundo incluiu grifes de luxo e de fast fashion em seu ranking de 2011, divulgado nesta segunda-feira (9).
As francesas de luxo Louis Vuitton (26º) e Hermès (71º), a espanhola Zara (86º) e a sueca H&M (62º) estão entre as cem marcas mais fortes do ano. Além das grifes de moda, a gigante de beleza LOreal e a rede de supermercado Target, que costuma lançar coleções de roupas em parcerias com famosos, ocuparam os postos 46 e 65, respectivamente.
A Louis Vuitton, segundo o relatório, teve um crescimento de 23% em relação ao ano passado e passou a valer US$ 24,312 milhões. A LOreal subiu 11%, valendo US$ 15,719 milhões. A H&M teve crescimento de 7%, valendo US$ 13,006 milhões. A Target cresceu 3% e foi para US$12,471 milhões. O brand value da Hermès teve alta de 41%, chegando a US$ 11,917 milhões. E a Zara subiu 15% para US$ 10,335 milhões.
O BrandZ deste ano foi montado a partir de entrevistas com mais de 1,5 milhão de consumidores em 31 países, que compararam mais de 50 mil marcas. O relatório foi desenvolvido há 13 anos pela Millward Brown Optimor.
A primeira colocação ficou para a Apple, de Steve Jobs, seguida por Google, IBM, McDonalds e Microsoft. O maior crescimento ficou com o Facebook, com alta de 246%, que lhe rendeu a 35ª posição.
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