Luzes, reflexos ou balayge; qual a melhor opção?

Luzes, reflexos ou balayge; qual a melhor opção?

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 1:23

Com a proximidade do verão, os cabelos mais claros ganham ainda mais a preferência das mulheres. Afinal, os reflexos dourados têm tudo a ver com as altas temperaturas e o clima de praia e sol da estação.

As principais opções de clareamento são as tradicionais mechas, feitas em três técnicas diferentes: luzes, reflexos e balayage. “A escolha do método depende do efeito que a pessoa quer”, comenta Mila Rodrigues Sousa, hairstylist do Soho Academy.

Luzes: ideal para os longos

O cabelo é separado por mechas e cada uma dessas mechas é subdividida em mechas mais finas, onde é espalhado o descolorante ou a tintura. O passo seguinte é embrulhar esses fios tingidos no papel alumínio.

De acordo com Mila, o método é indicado principalmente para quem tem cabelos mais longos. “Pode-se usar tintura ou descolorante, dependendo da cor natural da cliente e do tom de loiro que ela quer chegar”, diz a hairstylist.

A manutenção deve ser feita no máximo de três em três meses. “E no retoque podemos pegar as mesmas mechas que já tinham sido clareadas, evitando que o cabelo vá ficando inteiramente loiro. Mas se a intenção for ficar cada vez mais loira, é possível pintar mechas diferentes”, concluiu Mila.

Reflexo tem efeito bem natural

“Feito com a toca, o reflexo deixa um efeito bem natural, com mechas bem fininhas”, diz Mila, que ainda ressalta: “a cada retoque, o reflexo vai deixando a pessoa mais loira, pois com a touca é impossível pegar sempre as mesmas mechas”, continua.

Ao contrário das luzes, não é possível usar tinta nesta técnica. “A coloração pode deixar as mechas cada vez com um tom, justamente porque não pegamos as mesmas todas as vezes. E com o descolorante podemos chegar a qualquer tom, do platinado ao mel”, explica.

O reflexo é capaz de clarear o cabelo em até cinco tons e deve ser refeito a cada dois ou três meses.

Balayage para resultado irregular

O nome pode parecer estranho, mas o resultado é bastante conhecido. O efeito da balayage é o de mechas irregulares, feitas em pontos estratégicos. “Também não são feitas em tanta quantidade quanto os reflexo ou as luzes. A balayage dá um efeito de poucas luzes, feita na parte superior da cabeça”, explica.

“Ela é indicada para quem vai clarear o cabelo a primeira vez e quer ver como fica antes de fazer algo mais radical e também fica super bem em quem usa um corte moderno, bem desfiado”, diz. O retoque também é feito a cada dois ou três meses.

veja também