Maçãs do rosto ajudam a proporcionar harmonia facial

Maçãs do rosto ajudam a proporcionar harmonia facial

Atualizado: Segunda-feira, 29 Novembro de 2010 as 9:38

Existe rosto perfeito? Uma pesquisa feita pelas universidades de Regensburg e Rostock, na Alemanha, mapeou as características faciais que mais seduzem o sexo masculino, e os pesquisadores descobriram que sim, para os homens, esse rosto existe. Concluíram que mulheres de olhos grandes e arredondados, testa larga, nariz e queixo pequenos e maçãs do rosto acentuadas - características do rosto de crianças - levam vantagem.

Durante o experimento, foram apresentadas fotos de várias mulheres adultas. Cada mulher tinha duas fotos: uma como elas são realmente, outra alterada no computador visando obter proporções infantis. A maioria dos entrevistados preferiu a versão infantil dos rostos. Ou seja: rostos como o de Kate Moss, Brigitte Bardot e Carolina Dieckmann atraem mais a atenção dos homens.

Pesquisadores australianos também fizeram estudos parecidos. Descobriram que os homens preferem rostos simétricos. A fórmula usada para definir tal simetria foi desenvolvida no século VI a.C., pelo filósofo e matemático Pitágoras. Ele dizia que, para um rosto perfeito, a proporção entre a largura da boca e a do nariz deveria ser de 1,618 para 1. O rosto de Gisele Bündchen, por exemplo, enquadra-se no padrão. Ou seja, se o rosto for simétrico, e não necessariamente infantil, a garantia de êxito entre os homens é maior. O nariz não precisa ser arrebitado nem a boca em forma de coração - o que conta é a harmonia.

Essa discussão é tão antiga quanto o próprio aparecimento do homem. O importante é ter equilíbrio e simetria, isto faz um rosto ser bonito. Os componentes culturais também interferem no ideal de beleza do rosto. Por exemplo, a crença de que mulheres com as maçãs do rosto protuberantes trazem azar a seus parceiros é comum no nordeste da China, principalmente na província de Liaoning. Segundo o jornal local Liaoshen Evening News, milhares de mulheres se preparam para o Ano Novo chinês "retocando" o rosto e o corpo em centenas de clínicas de cirurgia plástica.

Ao gosto ocidental

Do lado de cá do mundo, maçãs do rosto altas e definidas são um traço comum de mulheres consideradas bonitas, como Cameron Diaz, Julia Roberts e Maria Fernanda Cândido. Ao contrário de um nariz bem desenhado ou de olhos bem contornados, a importância dos malares na harmonia facial não é tão evidente. É preciso que o cirurgião plástico atente para este detalhe sutil, que proporciona harmonia ao rosto.

Além de sua contribuição para a beleza, os malares também têm uma função estrutural na sustentação da pele do rosto. Inflar as maçãs do rosto pode atenuar as marcas do tempo. A proeminência do malar e do queixo representa o chamado triângulo da beleza. O equilíbrio desse triângulo é um dos recursos mais poderosos para a beleza e o rejuvenescimento da face.

Ao longo do tempo, o rosto muda de forma. Em alguns casos, a mudança do contorno facial é tão severa que não é possível reposicioná-lo com técnicas não invasivas. São para estes casos que o cirurgião plástico pode sugerir, como melhor opção, dar "dar uma levantadinha" nas maçãs do rosto.

É possível driblar a ação do tempo com:

-O emprego de ácidos preenchedores de efeito temporário, como o hialurônico (Restylane ou Perfectha) e o poli-L-láctico (Sculptra), aplicados em algumas sessões em consultório;

- A implantação de próteses de silicone (de consistência mais rígida que as de mama);

- Por meio de intervenção cirúrgica, fazendo uma "dobra" na musculatura da região, fixada por pontos;

Indicação correta

A escolha do tratamento depende do nível de flacidez e de perda de tecidos do rosto do paciente. Procuramos sempre usar uma substância de textura semelhante àquela que o corpo perdeu. Os ácidos em geral são utilizados para reposição de partes moles, como quando ocorrem flacidez e perda de colágeno. Já os implantes são empregados quando há perda óssea, principalmente como sequela de algum acidente.

Comumente usado para preenchimento de sulcos e rugas superficiais, o ácido hialurônico ganhou recentemente uma versão de maior densidade, o que permite seu emprego em regiões mais profundas. Embora mais barato e menos invasivo que uma cirurgia, tem ação temporária de até um ano e precisa ser constantemente reaplicado.

Outro tratamento possível para esta região do rosto é a injeção de gordura do próprio paciente. Nesse caso aproveitam-se, em pequenas quantidades, as sobras de uma lipoaspiração feita no culote, por exemplo. A gordura removida é tratada, limpa e, depois, reaplicada no rosto. Como é originária do próprio organismo, não há risco de rejeição, porém existe a possibilidade de ela ser reabsorvida de forma parcial e desigual.

veja também