Make Express

Make Express

Atualizado: Quinta-feira, 23 Dezembro de 2010 as 3:29

Se você não tem paciência para ficar horas em frente ao espelho se maquiando, nem habilidade para aplicar cosméticos, seus problemas acabaram. O Bolsa de Mulher correu atrás dos melhores maquiadores e conseguiu dicas incríveis para makes de festa sem estresse, em apenas cinco minutos. Dessa vez não tem desculpa: você vai estar linda no Natal e no Ano Novo. E o melhor: não vai se atrasar nem um minuto para as comemorações.

O maquiador David Mello, do salão carioca Ophicina do Cabelo, no Shopping Leblon, ensina um truque para uma "make express": "Depois de hidratar a pele, use uma sombra creme nos olhos, esfumaçando para cima. O tom pêssego é o must da estação e você pode aplicar com os dedos mesmo. Passe bastante rímel, gloss e blush. Já dá para levantar o astral e ir para um happy hour com os amigos". Viu? Mais fácil, impossível!

E se você pensa que vai ficar aquém das estrelas do cinema ou da TV, está enganada. Esse tipo de make é supertendência. "Se quiser ir para a balada, intensifique os olhos aplicando, com um pincel, uma sombra com mais brilho ou mais escura nas pálpebras superiores. Com um lápis preto, faça um risco rente aos cílios superiores e inferiores", acrescenta Mello.

Caso deseje um risco mais marcado, use delineador. Com um cotonete, sombreie o canto dos olhos fazendo um "V". Finalize com mais uma camada de rímel preto nos cílios superiores. Reforce o blush nas maçãs do rosto e passe um gloss ou batom nos lábios. O rosa nude está com tudo", conclui o especialista da Ophicina do Cabelo.

Estrela da noite

Quer arrebatar os corações na festa de Ano Novo? Mello lembra que a maquiagem para a noite deve ressaltar os traços, podendo explorar o olhar para aumentar a sensualidade no rosto. "Esse período permite o uso de cores mais fortes. Brilho para compor a maquiagem também é importante, então escolha sombras que apresentem esse recurso. Como os olhos já estarão em destaque, é aconselhável optar por um batom mais sutil, que valorize os lábios sem exagero."

Siga o passo a passo :

Primeiro, lave o rosto para eliminar as impurezas da pele. Escolha uma base no seu tom e espalhe uma pequena quantia na face (qualquer exagero pode dar um ar superficial). Evite tomar muito sol no dia da festa, caso contrário o tom do corretivo pode ficar discrepante. Nada pior que uma pele mal corrigida!

Use pó compacto com moderação, em especial se você apresentar pele seca. "Nos olhos, trace uma linha sobre os cílios com o delineador e depois use uma sombra escura (preta ou azul). O rímel deixará o seu olhar ainda mais penetrante. Finalize passando o lápis preto por dentro da linha dos cílios inferiores (traço fino e delicado). Para destacar, use blush nas maçãs do rosto, mas sem carregar demais. Os tons alaranjados ou bronze ficam um luxo. Conclua com um batom claro e aumente o efeito dos lábios com um gloss", ensina Mello. Ligue o cronômetro e você verá: o make não leva mais que cinco minutos para ficar pronto!

Trio indispensável

Para Raphaella Bahia, da clínica Longevitá, o ideal para um make rápido e certeiro é investir no trio blush, corretivo e rímel. "O blush sempre dá aquele toque saudável, fresh, e o corretivo tira o aspecto cansado, além de camuflar espinhas e outras imperfeições. Já o rímel é fundamental para destacar o olhar e deixá-lo bonito", garante. Segundo a expert, quando a cliente está sem tempo para investir na produção, vale o conceito "menos é mais".

O maquiador Nattan Jr., do Studio de Beleza Sonia Nesi, lembra de um detalhe importantíssimo: "Nesse calor, a palavrinha mágica para uma maquiagem express é utilizar um primer". O produto, explica, é uma espécie de pré-base, que ajuda a controlar a oleosidade e também corrige pequenas imperfeições. "Em seguida, é só jogar um pó no rosto e finalizar com máscara nos cílios. Está pronta uma maquiagem ideal para quem vive na correria do dia a dia. E faz uma enorme diferença", comenta.

Mais cor

Para quem gosta de um visual mais alegre e acha que esse lance de nude não está com nada, o maquiador carioca Guilherme Camillo, que dá aulas no Senac Rio, sugere: "Para fazer um make bem rapidinho, é legal apostar nos lápis de olhos coloridos: laranjas, azuis, roxos, lilases, rosas. Com eles dá pra fazer a pálpebra nude, mas com delineados incríveis, de vários formatos, de acordo com o tipo de olho. Depois, muita máscara de cílios".

Guilherme garante: você estará moderníssima e superantenada com a moda. "Outra dica é aplicar a base Airflash, da Dior (50ml a R$ 234). Trata-se de um spray que você aplica de uma só vez e pulveriza todo o rosto. E o melhor: em contato com a pele, o produto vira pó, dispensando então o uso do pó compacto. Vale ainda apostar nos iluminadores multiuso, que podem ser aplicados na pálpebra, na maçã ou nos lábios. O importante é estar iluminada neste verão".

veja também