Mandela lança grife na África do Sul

Mandela lança grife na África do Sul

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 10:28

Peças serão confeccionadas pela Seardel, maior indústria têxtil do país

Em agosto, será lançada a marca " The 46664 Apparel ", da   Fundação Nelson Mandela . Trata-se da 1ª grife mundial de roupas criada no continente africano. As peças serão confeccionadas pela   Seardel , a maior indústria têxtil do país, e contará com modelos masculinos e femininos, de estilos esportivos e casuais, além das estampas africanas.

O nome da grife é a junção de 2 detalhes marcantes na vida do líder: 466 é o número da cela que ficou em Robben Island, na Cidade do Cabo, e o número 64 é referente ao ano em que o fato aconteceu, durante o appartaid.  A coleção, a princípio, terá apenas uma loja oficial, que será na capital, Joanesbrugo. A estimativa é que em 2012 ocorra a expansão para a Inglaterra e os Estados Unidos.

Parte do que for arrecadado com a venda das roupas será revertida aos projetos sociais da Fundação Mandela, voltada para o combate à fome, à pobreza, ao analfabetimo e, principalmente, à prevenção da Aids e combate ao flagelo da doença.

Os preços estão sendo criticados por serem incompatíveis com a situação financeira dos sul-africanos. Há camisetas que custarão 180 randes, quando o salário médio de um trabalhador rural é de 1300 randes.

veja também