Mantenha a pele lisa sem manchas após se depilar

Mantenha a pele lisa sem manchas após se depilar

Atualizado: Terça-feira, 8 Novembro de 2011 as 10:12

A maior parte das mulheres gosta de manter a pele lisinha e utiliza alguma técnica de depilação. Os pelos podem ser arrancados na depilação com cera fria ou quente ou “quebrados” por meio da realizada com lâmina. A técnica é uma escolha pessoal e deve ser feita de acordo com a adaptação de cada pessoa. Mas se o método causar algum tipo de alergia ou reação que escureça a pele deve ser repensado. 

Há quem imagine que a lâmina, por ser um método superficial e não manter contato de nenhum material quente com a pele, não a escureça. “O contrário do que muitas pessoas pensam, a lâmina causa pequenas escoriações superficiais na pele que podem manchá-la”, esclarece a depiladora Flor Lopes, do Espaço Be. 

É necessário, então, que antes de sair depilando, a mulher procure a opinião de um dermatologista ou, no mínimo, faça um teste com cada método para ver se causa alguma reação. Mas, é possível saber que algumas técnicas têm predisposição a escurecer ou manchar a pele. 

Cera quente O método pode ser usado pelas mulheres, mas exige atenção da depiladora. “A cera não pode estar muito quente, pois pode queimar a pele e escurecer a região depilada”, explica Flor. Além disso, algumas pessoas produzem o fluido em casa, à base de limão, o que pode ser extremamente perigoso. De acordo com a depiladora, a fruta pode manchar e queimar a pele, especialmente se aplicada sob uma região sensível. 

Lâmina A técnica que utiliza material que elimina os pelos sem esquentar a pele provoca pequenas escoriações que podem manchar a pele. “A lâmina por si já pode manchar, mas se for associada ao uso de um antitranspirante com excesso de álcool causa verdadeiro escurecimento de locais como as axilas”, diz Flor. 

Uma dica é ser delicada ao passar a lâmina na pele, utilizar um produto que a faça deslizar mais e hidrate a região e não tomar sol após a depilação. Flor Lopes explica que o sol pode manchar ou escurecer a área depilada, portanto, depois de qualquer método depilatório, é ideal que a mulher não tome sol no mesmo dia. 

Cera fria, roll-on ou linha A cera de baixa fusão, assim como a cera fria, o roll-on e a linha não costumam manchar ou escurecer a pele. Os métodos são indicados para a maioria das mulheres e não têm contra-indicações. “Algumas pessoas podem ser alérgicas ou não se adaptarem bem a alguma das técnicas, por isso é interessante que um dermatologista seja consultado. Mas, se houver liberação do médico e a mulher se sentir confortável com o método escolhido, não há perigo”, esclarece Flor.

veja também