Mantenha a pele sempre bonita e livre de manchas.

Mantenha a pele sempre bonita e livre de manchas.

Atualizado: Segunda-feira, 2 Janeiro de 2006 as 12

Algumas mulheres reclamam das cicatrizes deixadas na face pelas espinhas ou pela catapora, outras, das manchas causadas pelo sol, as mais velhas queixam-se dos sinais do tempo... Todos os casos podem ser tratados por peeling, um procedimento estético feito no rosto que esfolia a pele, amenizando as marcas e outras alterações.

O nome peeling surgiu por causa do verbo inglês to peel que significa esfolar, descamar, desprender. Essa descamação feita na pele da face pode ser superficial, média ou profunda e química, mecânica ou a laser, dependendo dos problemas e dos resultados desejados.

Fique alerta: para saber melhor qual tipo e profundidade de peeling se submeter, procure um profissional experiente.

Superficial, médio ou profundo

Essa escolha depende do problema a ser tratado e determina a profundidade da pele que é atingida.

O peeling de esteticistas é considerado superficial e pode ser realizado até no calor. Ele descama levemente a pele e não exige cuidados pré ou pós-operatórios. Para que o tratamento surta efeito são necessárias em média cinco sessões.

Já os classificados como médios e profundos fazem parte da área dos dermatologistas, pois necessitam de certos cuidados antes e depois do tratamento e podem deixar cicatrizes por até um mês. Nesses peelings são utilizados ácidos com concentrações mais elevadas. O médio é indicado para pessoas com marcas de acne ou rugas. O profundo além de eliminar esses problemas, serve para tirar manchas que surgem nas mãos com a idade ou devido à exposição freqüente ao sol.

Químico, mecânico ou a laser

O peeling químico utiliza diversas substâncias, como os ácidos retinóico e glicólico. Com esse tratamento, ao descamar a pele o processo de renovação celular é acelerado a partir das camadas mais profundas da pele, ao mesmo tempo em que desprende e elimina as camadas mais superficiais e envelhecidas. É indicado para pessoas com rugas e marcas mais profundas.

Ácido retinóico: mais usado contra cicatrizes de acne. O peeling não combate à acne ainda ativa e suas inflamações, porém as marcas deixadas por ela.

Ácido glicólico: indicado para o rejuvenescimento da pele, pequenas rugas, oleosidade e marcas superficiais.

Procedimento: é feita uma limpeza de pele no rosto, depois o produto é aplicado por um tempo determinado e, em seguida, coloca-se uma máscara calmante para aliviar sinais de desconforto. Para evitar manchas na pele, use um protetor solar.

O peeling mecânico, também conhecido como dermo-abrasão, é indicado principalmente para tratar marcas de espinhas. Usa-se um equipamento chamado peeling jet que contém uma ponteira de cristal que lixa a pele. O aparelho pode ser utilizado também para minimizar rugas e estrias.  

Procedimento: são aplicadas substâncias em conjunto ou sozinhas em diferentes concentrações e, em seguida, lixa-se a pele. Por ser dolorida, a técnica é feita sob anestesia local e por provocar forte vermelhidão na pele, pede cuidados no período pós-operatório.

Já o peeling a laser consiste em evaporar a derme por meio do calor emitido pelo laser.

Cuidados importantes

A exposição ao sol pode causar manchas irreversíveis, por isso o período mais apropriado para realizar o peeling é no inverno. Portanto, evite tomar sol.

Outros fatores que podem ocorrer devido à descamação cutânea são irritação e vermelhidão da pele, que são considerados normais e não prejudiciais a eficácia do tratamento.

Não há garantia total de desaparecimento dos problemas com os peelings, mas há melhora considerável do aspecto da pele.

Leia também

Normal, oleosa ou mista? Descubra agora o seu tipo de pele Mantenha a pele sempre bonita e livre de manchas. Envelhecer é inevitável! Maquiagem: a amiga da beleza. Aprenda a conviver com a acne! Conheça o segredo de beleza para adiar a cirurgia plástica. Fuja das marcas de expressão e dos pés de galinha. Para quem deseja uma boca carnuda... Para um efeito incrível! Pêlos clarinhos, quase transparentes, nas sombracelhas?

veja também