Mantenha pincéis e esponjas de make sempre limpos

Mantenha pincéis e esponjas de make sempre limpos

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 4:59

Quando você lavou seus pincéis de maquiagem pela última vez? Embora não seja um hábito entre a maioria das mulheres, deveria ser. É que, no dia a dia, pincéis e esponjinhas de make acumulam poeira, gordura, bactérias e fungos e podem provocar irritações na pele e nos olhos e até uma inflamação na base dos cílios chamada blefarite.

O que fazer com as esponjas de base

Se você compartilha as esponjinhas com outras pessoas pode inclusive desenvolver acne. A dermatologista Veronica Tariki, de São Paulo, explica que peles com acne têm um poder maior de contaminar essas esponjas. "O produto leva umidade para a esponja, que depois de usada fica guardada na caixinha dentro de uma gaveta escura, em condições que favorecem a proliferação de fungos e bactérias. Como as esponjas geralmente esfarelam quando lavadas, o ideal é comprar um pacote avulso de esponjinhas (facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos de beleza). E lembre-se de jogar fora a que estiver sendo usada em no máximo dois meses", diz a médica.

Como lavar os pincéis

Os pincéis devem ser limpos pelo menos a cada quinze dias. "Na hora de lavar, use sabonetes líquidos ou xampus, sabões em barra são alcalinos e deixam as cerdas arrepiadas e endurecidas. Enxágue bem e deixe secar com as cerdas para cima (num copo, por exemplo), por 24 horas", ensina a farmacêutica e cosmetóloga Claudia Garcia, da RC Farmácia Dermatológica, de São Paulo.

veja também