Manual para peles secas

Manual para peles secas

Atualizado: Terça-feira, 29 Março de 2011 as 9:12

Pele secas precisam ser cuidadas diariamente para manter a hidratação em dia e os cuidados básicos que elas pedem. Maquiagens específicas e cremes podem ajudar a reverter o ressecamento e deixar os poros mais brilhosos.

Confira algumas dicas para entender e saber como cuidar deste tipo de pele.

Fatores causadores

Além da genética, não ter brilho na pele pode ser resultado de fatores externos, como o ar condicionado, lavagem excessiva do rosto, banho quente, tempo seco e frio extremo.

Principalmente no inverno, a falta do suor contribui para deixar a pele ainda mais seca. Nos casos extremos podemos perceber a escamação da pele e até vermelhidão e coceira.

O que fazer?

A dica principal é abusar do hidratante com extratos de vitaminas E, A e C para amenizar a secura da pele. Evite banhos longos e água muito quente, ainda mais no inverno. Aposte nos sabonetes menos abrasivos e com hidratantes na fórmula. No rosto, tenha um sabonete específico.

Use cremes e adstringentes com bases oleosas para retirar as impurezas da pele. Para cravos e espinhas que tendem a nascer às vezes, procure cremes que hidratem a pele, mas com a finalidade de reduzir essas impurezas e deixar a pele lisa e saudável.

O bloqueador solar deve ser usado diariamente, independente do dia ensolarado, ou não. Aposte naqueles hidratantes especiais para o rosto, ou então a base com protetor solar que age de forma homogenia ao usar a maquiagem.

A maquiagem deve ser cremosa e não em pó, assim não ressecará ainda mais a pele e as escamações não aparecerão.

Alimentação

Uma vez que a gordura trans faz mal para a saúde, o ideal é apostar em leves refeições com as gorduras “boas”. O azeite de oliva é uma boa saída caso não tenha tempo de se alimentar conforme a dieta “manda”. Além de ser uma ótima opção para o funcionamento do intestino, ingerir diariamente uma colher de sopa desse ingrediente é um ótimo antioxidante.

Alimentos com Omega 3, como o salmão, linhaça e ovos, podem ser consumidos para estimular o organismo a produzir a oleosidade do corpo. Nozes, abacate, legumes e verduras podem ser adicionados às suas refeições, e estas controlarão as glândulas sebáceas.

Limpeza de pele caseira

Faça um chá verde e coloque numa bacia. Espere esfriar um pouco para não machucar a pele com o calor do chá. Fique com o rosto em frente à bacia com uma toalha de rosto por cima da cabeça, fazendo uma cabana que irá ajudar a vaporizar os poros.

Depois que os poros estiverem bem dilatados, esprema os cravos – e não as espinhas, com os dedos envoltos de algodão, gaze ou papel. Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de começar a limpeza de pele.

Não tire as espinhas, elas acabam saindo sozinhas com o tempo.

Para finalizar, lave o rosto com água fria e passe um hidratante sem álcool para não arder e nem machucar a derme.

veja também