Maquiador dá dicas de beleza para os homens

Maquiador dá dicas de beleza para os homens

Atualizado: Quarta-feira, 21 Julho de 2010 as 8:51

Até pouco tempo atrás, cuidar da pele e se maquiar eram funções exclusivas das mulheres. Mas, assim como a indústria dos cosméticos evoluiu, os hábitos também mudaram e, cada vez mais, os homens se preocupam com a saúde e aparência do seu corpo. 

Para Sadi Consati, maquiador e consultor da marca O Boticário, os homens estão perdendo aos poucos a vergonha e o preconceito de se cuidarem. 

- Grande parte dos homens já assume isso publicamente, sem o menor problema ou preconceito. Vejo no vestiário da academia, por exemplo, muitos homens abrindo seus nécessaires e usando produtos para cabelo, cremes para o corpo, rosto e pés com a maior naturalidade. Claro que ainda tem uma parcela que usa escondido, mas não demora muito e eles vão relaxar e assumir essa vaidade. 

Cuidados básicos  

Para Consati, mesmo que o homem não queira investir em muitos creminhos e outros produtos de beleza, alguns cuidados com a pele são essenciais: limpar, tonificar, esfoliar, proteger do sol e hidratar.

- A limpeza é fundamental e tem que ser feita pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite. A maioria dos homens tem pele oleosa e esse passo é importante para ajudar a controlar a oleosidade. Mas cada um tem que usar um específico para o seu tipo, de preferência indicado por um dermatologista.

O maquiador explica que não é preciso ter um momento específico para limpar a pele. Para ele, incorporar alguns produtos ao banho pode ser uma boa alternativa. 

Após a limpeza, o ideal é aplicar um tônico para retirar os resíduos que ainda permanecem no rosto. Além disso, o produto ajuda a equilibrar o pH natural da pele. 

O próximo passo é esfoliar. As partículas que fazem parte dos produtos esfoliantes removem as impurezas e células mortas, dando uma sensação imediata de maciez e limpeza. 

Proteger a pele do sol também é primordial, seja você homem ou mulher. 

- O sol é o inimigo número um da pele, acelerando absurdamente o envelhecimento. Eu uso protetor solar diariamente, mesmo quando fico em casa o dia todo. 

O último passo, segundo Consati, é hidratar a pele. O cuidado é importante para manter a pele bonita e com aparência saudável. 

- É o hidratante que mantém a pele úmida, estabilizando a quantidade de água e evitando o ressecamento. 

Para o maquiador, todos estes cuidados evitam que os mais vaidosos tenham que usar maquiagem para camuflar algumas imperfeições. 

- Se você tem uma pele bem cuidada e tratada, a etapa da maquiagem será muito mais fácil e o efeito super-natural. Prefiro investir muito mais nos cuidados faciais para usar o mínimo de maquiagem possível.  

veja também