Maquiador Fernando Torquato, ensina 7 dicas para não errar na hora da maquiagem.

Saiba como não errar na maquiagem

Atualizado: Sexta-feira, 12 Abril de 2013 as 10:52

O compromisso de última hora ou até mesmo no dia a dia, fazem com que as mulheres cometam alguns erros na maquiagem. Exageros e excessos de blush pó, sombra, base, são alguns vistos no dia a dia. O rosto é o cartão de visitas, que não se permite errar.

O maquiador das celebridades, Fernando Torquato, ensina algumas dicas para valorizar o olhar, destacar as sombrancelhas de maneira correta e até mesmo, a maquiagem ideal para quem usa óculos.
 
Olhos pequenos: para quem quer aumentar os olhos, a dica é sempre usar lápis de olho preto ou marrom do lado de fora, nunca do lado de dentro. O ideal é começar fazer o contorno com o lápis não da ponta interna, mas mais do meio do olho para fora. Fernando Torquatto diz não gostar também do efeito de usar apenas um lápis claro na parte interna para aumentar a região. O recurso deve vir sempre como um mais escuro, mesmo marrom-claro, usado do lado de fora. Fica mais equilibrado"
 
Dicas para se maquiarCílios postiços: outro recurso legal para aumentar os olhos é usar cílios postiços. Tem alguns que são muito naturais, afirma Torquatto. Deve-se medi-los de onde começam os cílios, e não da divisa com o nariz, até o fim dos olhos. Para colocar, o ideal é primeiro colar no meio, depois prender na parte interna e, por fim, na externa. Muita gente acha difícil, mas não é e o resultado é ótimo e natural"
 
Sombra preta: usar sombra preta nos olhos é um recurso que muitas mulheres gostam, mas, segundo Torquato, o ideal é sempre começar com uma tonalidade mais clara no canto interno superior dos olhos e ir aumentando aos poucos, até chegar ao preto bem forte nos cantos, para não ficar um olho pesado. Deve-se ter cuidado para não ficar com olhos de Halloween"
 
Pele oleosa: quem tem pele oleosa deve sempre apostar nos produtos ideais para o seu tipo de pele. Antes de se maquiar, lavar bem o rosto e depois tonificar e hidratar. Esperar uns 10 minutos para a pele entender que está sendo tratada e, só depois, passar o primer. Em seguida, aplicar o restante dos produtos. Ele lembra que, depois de um tempo, a região do nariz é a primeira a começar a mostrar a oleosidade. Para isso, o ideal é ter um pó específico na bolsa para retocar com sutileza
 
Óculos: quem usa óculos deve maquiar a região dos olhos com delicadeza. Se a armação for colorida, o ideal é usar tons neutros. Se forem óculos de tartaruga ou pretos, pode-se colocar cores. É sempre bom lembrar que as lentes de aumento potencializam o que está por trás, disse. Assim, vale até algum brilho, mas é melhor evitar o metalizados demais. É preciso também ter atenção com as olheiras e a quantidade de corretivo. Em relação ao blush, a dica é sempre passar de forma que o produto não apareça sob as lentes. Pode passar de forma mais horizontal e levantar um pouco onde a armação terminar"
 
Corretivo: o ideal é escolher um produto de textura suave e não muito pesada e dura, para não marcar a região. Antes de passar o corretivo, é melhor uniformizar a pele com a base, depois passar o produto de dentro para fora, lembrando que a olheira é mais forte sempre no canto interno dos olhos. Assim, na hora de passar, deve-se ir diminuindo gradualmente o corretivo até chegar ao lado externo dos olhos.  Depois que passar o blush, usar pincéis específicos para misturar levemente os produtos e não aparecer divisões, unificando a textura e a tonalidade da pele.
 
Sobrancelhas: os desfiles já mostraram sobrancelhas apagadas há algumas temporadas e agora mostram bem marcadas. Isso aponta que as sobrancelhas atualmente devem ser valorizadas e bem feitas, mas não precisam dominar o visual", diz Torquatto. Segundo ele, o ideal é passar lápis e produtos específicos para a região, escurecendo um pouco se os fios forem muito claros, sempre se forma natural e, na medida do possível, arqueando o desenho, para o olhar ficar mais poderoso.
 
 
Com informações de: Terra

veja também