Maquiagem Alto Verão

Maquiagem Alto Verão

Atualizado: Terça-feira, 19 Outubro de 2010 as 9:46

No caminho trilhado pela moda, a maquiagem também segue as tendências e viradas de estação. Em breve, as coleções de Alto Verão estarão em todas as grifes. E, na hora de desfilar o novo guarda-roupa, vale estar atenta também às apostas de make.

Dias ensolarados

Dia 17 de outubro, começa o horário de verão e, automaticamente, os ponteiros parecem subir. Para épocas muito quentes, o ideal é manter a pele o mais natural possível, sempre tratada, evitando cosméticos pesados, principalmente durante o dia. E, apesar da sugestão ser aquela "maquiagem que parece que você não fez nada", o cuidado existe e é fundamental.

"Nada de bases e cores fortes para o dia a dia. O nude é clássico, está sempre na moda, mas deixa a pele em evidência como nunca. Então ela deve estar perfeitamente hidratada e cuidada", explica Gleybson, do Paris Style.

Jesus Lopes ([email protected]) - que assina a beauty de várias campanhas de moda - também aposta no efeito natural e complementa: "A minha dica é pele muita limpa, no máximo, um corretivo e pó mineral", diz ele, lembrando do uso do protetor solar antes de aplicar a maquiagem (que hoje pode ser encontrado até com efeito de base na cor da pele).

Para evitar que a maquiagem derreta com o passar do dia, vale lançar mão de um primer. O produto, que tem como função preparar a pele para receber cor, já é encontrado em várias marcas nacionais e deve ser usado após a aplicação do protetor solar. "Ele diminui a aparência dos poros e ajuda a manter a maquiagem por mais tempo. Em seguida, use uma base leve, líquida, em pó ou em mousse, um corretivo (se precisar) e um blush ou pó bronzeador para um ar de saúde", aconselha Suzana Rosenfeld, sócia da loja virtual de cosméticos Loosho.

Os seus olhos coloridos...

Nas passarelas e editoriais de moda, as cores fortes aparecem iluminando os olhos. Mas, como chamam muito a atenção, são mais indicadas para eventos especiais ou festas.

"À noite, as mulheres podem lançar mão das cores, como os tons de azul, os bronzeados, o rosa, o dourado e as cores metálicas. Sombras amarelas, verdes e laranjas vêm com tudo no verão 2011. O fluor também é forte tendência, confirmada nos desfiles da temporada, mas pode esbarrar no estilo de cada mulher", conta Gleybson.

Outra atenção é ao efeito que pretende dar: matte (fosco), cintilante ou com glitter. "Se você quiser um make bem ousado, encare um olho monocromático esfumado (azul e verde ficam lindos!), um traçado grosso colorido como um delineado ou até um ton sur ton... que tal um olho com tons de rosa, laranja e amarelo?", sugere Suzana.

Alexandre Krizek, do Instituto Krizek, também aposta nas cores alegres e vibrantes, principalmente em traços de delineador ou máscara para cílios. Ele indica cores quentes para as morenas, mulatas ou negras, como o vermelho, laranja, amarelo, dourado e pink. E, para as de pele clara, ele recomenda os tons frios, como verde, azul, roxo e prata.

Uma sugestão mais discreta é usar a sombra como ponto de luz, aplicando em menos quantidade e em locais específicos. E para quem não se identifica com a tendência, mas não quer abrir mão das novidades, uma sugestão são os tons pastéis, que voltam no melhor clima vintage, criando um visual fresh e super feminino.

Boka Loka

E, se os olhos ganham cores vivas, as bocas também não ficam atrás. Os tons vibrantes, que foram famosos na década de 80, estão de volta. Jesus diz: "Vale tudo: laranja , rosa, vermelho... mas, atenção: quem está com batom laranja, não precisa de blush, no máximo rímel e um discreto delineador".

O ideal é testar cores e descobrir as que mais combinam com sua personalidade e o seu tom de pele.

Mix and Match

E quanto a máxima: "se carregar nos olhos, não carregue na boca"? Ainda vale?

Gleybson concorda e diz que a maquiagem deve harmonizar o rosto, principalmente no verão, que é sinônimo de leveza. "Se você usar uma sombra fluor, por exemplo, a boca não poderá ser destacada, porque fica over. Ou seja, a palavra da estação é equilíbrio", acredita ele.

Jesus também assina embaixo: "Se você está com um look destacando os olhos, é melhor escolher uma cor fria como nude ou cor de boca. A mesma regra se aplica ao contrário: se está com a boca pintada, quanto menos evolução no make dos olhos melhor."

Já Alexandre acredita que vale a ousadia: Hoje, já vemos olho e boca carregados, como é o caso de algumas atrizes e apresentadoras. À noite, pode usar sim olhos pretos com um batom vermelho. Por quê não?" - ele questiona, complementando: "Mas, na dúvida, fique no básico".

veja também